Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO Litoral

CRPO Litoral - sede
CRPO Litoral - sede - Foto: Jussara Pelissoli

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) foi criado pelo Decreto Estadual Nº 38.107, de 22 de janeiro de 1998, e instalado em 02 de junho de 1998, sendo essa a data de comemoração do aniversário da Unidade.

A criação do CRPO Litoral foi uma decisão estratégica da Brigada Militar para melhor ordenamento das questões de segurança pública nos municípios litorâneos e da encosta da serra.

 O CRPO Litoral está instalado em Osório e é constituído  pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), também com sede em Osório, e pelo 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT), sediado em Capão da Canoa.

Viatura na beira da Lagoa dos Barros, Osório, com parque eólico ao fundo

Os 23 municípios na área de abrangência das Unidades vinculadas são:

- 8º BPM: Osório, Maquiné, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Cidreira, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas e Tavares.

- 2º BPAT: Capão da Canoa,  Xangri-Lá, Tramandaí,  Imbé, Torres, Arroio do Sal, Terra de Areia, Itati, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul e Três Forquilhas. 

Esses municípios juntos somam  8.773,901 KM² de área territorial, com uma população de 420.852 habitantes (conforme Censo IBGE de 2022).

Municípios da área de abrangência do CRPO Litoral
Municípios da área de abrangência do CRPO Litoral - Foto: Arte: Sd Paula/P3-CRPO Litoral

O CRPO Litoral, subordinado ao Comando-Geral da Brigada Militar, tem como competência  administrar as atividades de policiamento ostensivo e outras ações de segurança pública que são, efetivamente,  executadas pelo 8º BPM e pelo 2º BPAT.

Além do policiamento de rotina, diversas operações são realizadas pelo CRPO Litoral, por meio de seus Batalhões. Algumas operações acontecem em conjunto com outros comandos da Brigada Militar e órgãos coirmãos de segurança pública, como a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e, ainda, a Polícia Militar do estado de Santa Catarina. Estreita parceria é mantida com os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público para resultados cada vez mais eficazes em segurança pública.

Entre as grandes missões do CRPO Litoral está a Operação Golfinho, realizada  anualmente nos municípios da região contemplados por praias, durante as temporadas de veraneio, normalmente entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira semana de março. A Operação Golfinho é coordenada pelo subcomandante-geral da Brigada Militar e executada pelo CRPO Litoral nos municípios de sua área de abrangência.

A Operação Golfinho é a maior mobilização de efetivo e logística concentrada em uma área do Rio Grande do Sul, visando proporcionar segurança na mesma proporção do deslocamento da população gaúcha para a orla marítima durante o veraneio, advinda de todas as regiões, além de turistas de outros estados e países do Mercosul.

A Operação Golfinho teve origem no Policiamento Especial de Praia, realizado desde os anos 1950/1960 pela Brigada Militar. Com a criação do 8ºBPM, em 1970, o policiamento ostensivo e as atividades de salva-vidas foram incrementadas e essa concentração do aparato de segurança nas praias se transformou na Operação Golfinho.

 

SEDE DO CRPO LITORAL:

Av. Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Bairro Caiu do Céu – Osório/RS – 95520.000

TELEFONES E EMAIL DAS SEÇÕES:

P1: 51.98501.6541 

crpol-p1@bm.rs.gov.br

P3: 51.98435.1348

crpol-p3@bm.rs.gov.br

P4: 51.98501.6577

crpol-p4@bm.rs.gov.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL: 51.98504.6847

crpol-comsoc@bm.rs.gov.br

FSR: 51. 98501.6771 

BIOPSICOSSOCIAL: 51.98637.6467

IDENTIFICADOR: 51. 98594.1001

Brigada Militar