Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fale Conosco

Dúvidas frequentes:

A lei 10.993/97, prevê um efetivo de 19.432 mil soldados e cerca de 11.083 mil sargentos. Atualmente a Brigada Militar não possui o número previsto de policiais militares na ativa. É importante lembrar que a Brigada Militar, com o intuito de preservar a sociedade gaúcha, entende que não é seguro divulgar a distribuição de seu efetivo por município.

O Site da Brigada Militar possui o link “Onde tem BM” (www.bm.rs.gov.br/onde-tem-bm) lá é possível saber qual unidade da Brigada Militar atende sua região. Os horários de atendimento ao público, nas unidades da Brigada Militar, são de segundas a sextas-feiras, em dias úteis, das 12h30 às 18h30.

Da mesma forma que a distribuição do efetivo por municípios, essas informações são sigilosas e estratégicas, portanto não podem ser disponibilizadas.

Os editais de concurso público são publicados no Diário Oficial do Estado (www.corag.rs.gov.br/doe). É possível consultar subsidiariamente na aba Editais no próprio endereço eletrônico da Brigada Militar (www.brigadamilitar.rs.gov.br/concursos), a fim de obter informações oficiais e confiáveis sobre Editais.

Demais dúvidas podem ser sanadas no Departamento Administrativo - DRESA - Concursos, localizado na Av. Cel. Aparício Borges, 2199, bairro Glória, Porto Alegre - RS, 90680-570.

Protocolo: (51) 986372008

Sim. A Brigada Militar, convicta de que a prevenção é a melhor maneira de se combater o crime, desenvolve ações de inclusão social, aproximando os jovens da Corporação, atitude que se mostra como importante instrumento para a melhoria da qualidade de vida da comunidade gaúcha. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é uma iniciativa de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Brigada Militar.

Comunicação Presencial

As DENÚNCIAS  Notícias crimes, prática de atos de corrupção, infrações disciplinares, bem como as violações de direitos, praticadas no exercício da função policial militar ou em razão dela – podem ser realizadas presencialmente, na Sede da Corregedoria-Geral da Brigada Militar, ou através do e-mail.
 
Se você deseja fazê-lo pessoalmente, pode comparecer no endereço:
 
Avenida Alberto Bins, 348 – Centro – Porto Alegre. CEP 90030-140
Horário de Atendimento das 08h00min às 18h00min, de segunda a sexta-feira.
Maiores Informações pelo telefone (051) 98577-4870.
Endereço eletrônico: corregedoria@brigadamilitar.rs.gov.br
 
Para enviar SUGESTÕES, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES utilize o Formulário abaixo (online)
 
Sua colaboração é importante para que possamos fazer mais e melhor, não deixe de fazer contato quando bem entender.
 
Caso seja necessário entraremos em contato o mais breve possível.
Campos marcados com "*" são obrigatórios.
 
Brigada Militar