Patrulheiro Ambiental Mirim
A atuação do Comando Ambiental da Brigada Militar de forma preventiva tem sido um dos pilares na gestão ambiental do Rio Grande do Sul, pois como órgão integrante do sistema nacional de meio ambiente (Sisnama), tem o poder/dever de promover ações de educação ambiental na modalidade não formal (conforme o disposto nos incisos III, V e VI do Art.3º da Lei 9.795/99).
O programa Patrulheiro Ambiental Mirim é o carro-chefe da educação ambiental não-formal, desenvolvida pelo Comando Ambiental da Brigada Militar desde o ano de 2004, com a formação de turmas em todo o Estado. No ano de 2021, o programa passou por uma reestruturação, ajustando e/ ou acompanhando os novos conceitos de sustentabilidade. Com uma carga de 12 horas-aula, crianças e adolescentes do 5º ano, recebem uma cartilha, com orientações e reflexões para os cuidados adequados com o meio ambiente, por meio de 10 lições/ aulas teóricas sobre: meio ambiente, solo, água e ar, flora, fauna, poluição, lixo, sustentabilidade, regra dos “3rs” e por fim, consciência ambiental.
Ao longo dos encontros são desenvolvidas ações transdisciplinares e extramuros, como plantio de árvores, confecção de brinquedos e objetos com materiais recicláveis, participação de mostras pedagógicas, criação de cartazes e desenvolvimento da redação – que é o desafio proposto aos alunos no início das aulas e concluído ao término da lição 10.
A partir dessas experiências, os patrulheiros ambientais mirins acabam se tornando agentes de multiplicação desses conhecimentos entre a família, amigos e comunidade, formando uma rede de proteção ambiental para melhorar a qualidade de vida da população.
- Palestras
- Oficinas
- Atividades extraclasses
- Ecopasseios
- Seminários
- Plantio de árvores
- Mostra pedagógicas
- Exposição de Animais Taxidermizados
O Patrulheiro Ambiental Mirim tem como objetivo estimular o público alvo para adoção de um comportamento preventivo e ativo, a partir da sua realidade social, onde possa praticar atitudes que contribuam para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente, atuando como agente de mudança socioambiental na sociedade rio-grandense.
1. Inclusão social das crianças e pré-adolescentes envolvidos no programa através de ações culturais educativas e de lazer voltadas à consciência ambiental;
2. Desenvolvimento didático de temas relacionados à educação ambiental não-formal de forma interdisciplinar;
3. Sensibilização e motivação desses participantes a refletirem sobre as questões ambientais presentes e futuras;
4. Possibilitar a participação voluntária em atividades de proteção do meio ambiente favorecendo as crianças e/ou adolescentes o desenvolvimento da autoestima e o surgimento de uma melhor qualidade de vida.
5.Captação de valores, para aquisições de: cartilhas, camisetas, equipamentos de informática e dois veículos, viaturas, para serem utilizadas no suporte ao projeto, visando a continuidade e crescimento do programa.
“Juro, solenemente, como filho do Brasil, zelar pelas florestas, pela fertilidade do solo, pureza das águas, preservação da flora e da fauna, cuidar das nossas praias, parques e rios, e conservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”