Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrono do 25º BPM

SD VOLNEI ZEMOLIN
05155208-sd-volnei-zemolin.jpg - Foto: 25º BPM
Por Sd Torres - Comunicação Social do 25º BPM

DECRETO Nº 55.425, DE 4 DE AGOSTO DE 2020 (publicado no DOE n.º 161, de 6 de agosto de 2020)

Institui Patrono de Unidade da Brigada Militar do Estado.


O
GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, inciso V, da Constituição do Estado,

DECRETA:
Art. 1º
Fica instituído como Patrono do 25º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar – 25º BPM, o Soldado VOLNEI ZEMOLIN.
Art. 2º Nos documentos de caráter oficial, a denominação da Unidade referida no artigo
anterior deverá ser acrescida do prenome do Patrono instituído por este Decreto, da seguinte
forma: 25º BPM – “BATALHÃO SOLDADO VOLNEI”.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

SOLDADO VOLNEI ZEMOLIN

Nascido na cidade de Horizontina RS, no dia 01 de maio de 1977, ingressou nas fileiras da Brigada Militar em 20 de novembro de 2000, servindo no 25º Batalhão de Polícia Militar.

Desde seu ingresso na Brigada Militar o Soldado Volnei Zemolin sempre se destacou dentre seus pares, já no curso de formação Policial Militar se classificou em primeiro lugar, sempre demonstrando um exemplar caráter, abnegação ao trabalho, alto grau de profissionalismo, espirito de corpo, disciplina, preparo técnico profissional, respeito a ética e dignidade das pessoas humanas dentre outros atributos.

Sempre desempenhou suas funções com dedicação em prol da comunidade.

No dia 31 de maio de 2006, quando retornava de um Seminário Latino Americano de Segurança Urbana, onde representava a Brigada Militar, em um ônibus da empresa Caiense, um indivíduo anunciou um assalto ordenando a todos que entregassem seus pertences.

 O Soldado Volnei Zemolin em questão interviu identificando-se como Policial Militar e ordenou que o assaltante largasse a arama e se entregasse, momento em que tal delinquente tomou uma mulher de refém e efetuou um disparo de arma de fogo no soldado, atingindo-lhe o peito, fazendo-o cair sobre os acentos do ônibus, logo após o delinquente aproximou-se e efetuou um segundo disparo a “queima-roupa” na cabeça do Soldado Volnei Zemolin que veio a óbito.

O soldado Zemolin agiu cumprindo seu dever de policial, cujo juramento preferiu no dia de sua formatura que em suma diz “... defender a sociedade e a vida das pessoas mesmo com o risco da própria vida”, o distinto policial agiu dentro das normas técnicas tentando dissuadir o delinquente, buscando efetuar a prisão do mesmo sem realizar disparos e não colocar a vida de terceiros em risco.

O soldado Volnei Zemolin faleceu no dia 31 de maio de 2006, aos 29 anos, defendendo a sociedade e honrando o juramento Policial Militar.

Brigada Militar