Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Força Verde - Combate ao Desmatamento do 3º Batalhão Ambiental

Publicação:

3º BABM op Força Verde
3º BABM Op Força Verde - Foto: 3º BABM
Por CABM

Nesta segunda-feira (10/04), o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar desencadeou a Operação Força Verde - Combate ao Desmatamento. As equipes do 3° BABM realizaram patrulhamento e fiscalização ambiental em Soledade, Capão Bonito do Sul, Novo Tiradentes, Rio dos Índios, Machadinho e Tupanci do Sul.

Em Soledade, os policiais militares flagraram 12.900 metros quadrados de destruição de vegetação, através da utilização de maquinário. A supressão atingiu árvores nativas como Pinheiro-brasileiro (com pinhas), Angico, Canela, Açoita-cavalo, Aroeira, Timbó. No local, foi apreendido um trator de esteira, utilizado na destruição.

Em Capão Bonito do Sul, foram constatadas duas áreas desmatadas. Na primeira, ocorreu a destruição de 2.300 m² de vegetação nativa. Na outra área, a equipe do 3° BABM flagrou 31.100 m² de supressão de vegetação nativa, pertence ao Bioma Mata Atlântica, atingindo espécies como Canela, Bugre, Pinheiro-brasileiro, Camboatá, Angico, Pimenteira, Chimbuva.

Já em Novo Tiradentes, foi constatado o despejo de dejetos de suínos, diretamente no solo. Com o vazamento das esterqueiras, os resíduos escorreram em 3.949 m² de área de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica. Inclusive, atingindo um recurso hídrico próximo ao local, afluente do Rio da Várzea.

No município de Rio dos Índios, houve a destruição de vegetação nativa em 6.700 m², atingindo árvores como Aroeira, Pinheiro-brasileiro, Timbó, Canela, Louro, Açoita-cavalo, Camboatá.

Ainda, no município de Machadinho, os policiais militares flagraram uma serraria efetuando corte de Pinheiros-brasileiros (Araucaria angustifolia). O proprietário não possuía autorização para tal atividade e a Licença de Operação (LO) do empreendimento estava vencida. Na linha Coqueiro, houve o corte de 18 árvores nativas, sem autorização.

Os responsáveis foram identificados e responderão pelos crimes ambientais.

Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar

Brigada Militar