Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

27 de Maio - Dia Nacional da Mata Atlântica

Publicação:

dia da mata atlântica
27163600-dia-da-mata-atlantica.png
Por Comunicação Social do CABM

Neste dia 27 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Mata Atlântica. Tal data é referência à assinatura de Padre Anchieta na Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais das Américas.

A Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma. Em razão da ocupação humana, que foi aos poucos tomando parte.

Mesmo assim, estima-se que existam nela cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte.

Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.

Por isso a sua preservação, conservação e cuidado é mais que importante, é necessária!

Preserve a Mata Atlântica!

Brigada Militar