Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 1º BPM

Fachada do 1 BPM
1º Batalhão de Polícia Militar - Batalhão Coronel Aparício Borges

Vídeo Institucional do 1ºBPM

O 1º Batalhão de Polícia Militar é a unidade de polícia ostensiva mais antiga do Rio Grande do Sul, também conhecida como Batalhão de Ferro, a fração militar tem como patrono o Coronel Aparício Gonçalves Borges e é responsável pela zona Sul de Porto Alegre, possui responsabilidade territorial sobre 25 bairros, com uma população residente de aproximadamente 376 mil habitantes, o que corresponde a 27% da população da capital gaúcha e uma extensão territorial de 75,32Km2 .

Situado na Rua Dezessete de Junho, n.º387, Bairro Menino Deus, possui a sua 1ª Companhia de Policia Ostensiva localizada na sede da unidade, com competência territorial nos bairros: Azenha, Santana, Santa Tereza, Menino Deus, Praia de Belas, Medianeira e Cristal.

A 2ªCompanhia de Polícia Ostensiva localizada na Avenida Wenceslau Escobar, n.º2751,  atende os Bairros Tristeza, Vila Nova, Glória, Cascata Belém Velho, Nonoai, Teresópolis,  Aberta dos Morros, Camaquã, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Vila Assunção e Vila Conceição.

COE pronta para ação
COE pronta para ação

A Companhia de Operações Especiais (COE) situada na sede do 1ºBPM não possui responsabilidade territorial, atuando em toda a sua extensão é afeita a eventos, sendo empregada em jogos de futebol  e shows junto ao Estádio José Pinheiro Borda e ao complexo desportivo da Beira-Rio do S.C. Internacional, também atua na repressão qualificada ao crime organizado em ações táticas de polícia ostensiva e de choque. 

O 1ºBPM atua em sua missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública através de atividade de policiamento ostensivo e de visibilidade em locais de grande concentração de pessoas, barreiras policiais,  fiscalização de veículos objetivando a prevenção de delitos como roubo a transporte público, roubo de veículos e roubo a pedestres, dentre outros.

Ademais, em ações programadas atua também em operações como Balada Segura, Transporte Seguro e Viagem Segura.

No âmbito da prevenção primária a violência o 1ºBPM também desenvolve atividades através de ações de Policiamento Comunitário desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha,  Base Móvel Comunitária e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). 

Sua atuação prima por manter a ordem pública e a interação com a comunidade local com o fim de aprimorar o  serviço e a eficiência policial através de patrulhamento motorizado para o atendimento de ocorrências de emergências do telefone 190, e ações de patrulhamento ostensivo também com motocicletas, bicicletas e policiamento a pé a fim de realizar a preservação da ordem pública em áreas prioritárias.

A primeira unidade criada pela Brigada Militar, consolidou seu desempenho ao longo dos anos garantindo a segurança e a tranquilidade da população da zona sul de Porto Alegre, tornando-se o verdadeiro e único BATALHÃO DE FERRO!

CONTADOR
 contador gratuito de visitas

Conteúdos relacionados

Brigada Militar