Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prédio Tombado do Museu

Por Museu da Brigada Militar
Linha
Linha de Tiro, 1910

O prédio histórico do Museu da Brigada Militar, está situado ao lado dos prédios onde funciona a Academia de Polícia Militar, na avenida Aparício Borges, nº 2001, no bairro Partenon, em Porto Alegre. Este prédio foi inaugurado no dia 20 de outubro de 1910, para servir como Linha de Tiro da Brigada Militar, na chamada Chácara das Bananeiras. As linhas de tiro são locais de treinamento para o uso de armas de fogo e disparos em alvos.

O uso do espaço para abrigar o Museu da BM aconteceu a partir de 13 de março de 1987, após o Museu ter sido anteriormente institucionalizado pelo Decreto Estadual nº 32.030, de 14 de outubro de 1985, em documento assinado pelo Governador Jair Soares. A inauguração oficial ocorreu em 13 de maio de 1987, tornando realidade a ideia tida em 1947 pelo tenente Hélio Moro Mariante, cujo anseio era preservar a história da Brigada Militar ao mesmo tempo que protegia a memória sobre esta Instituição.

O nomeado prédio da Linha de Tiro foi tombado no ano de 1990, por processo iniciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). O acervo do Museu permaneceu no local até o ano de 2000, sendo que no dia 31 de agosto daquele mesmo ano foi transferido para o endereço atual: Rua dos Andradas, nº 498, no Centro Histórico de Porto Alegre-RS.

No ano de 2024 foram iniciadas as obras de restauro da construção centenária da Linha de Tiro da BM. 

Produção de texto: Bibliotecária Mariângela N. Pagliarini - MBM

Produção de imagens: Sd Roger - MBM

LINHA DO TEMPO DO MUSEU DA BRIGADA MILITAR

Linha de tempo Museu da Brigada Militar

O Museu da Brigada Militar detém uma linha do tempo que se estende a partir do ano de 1910, quando houve a inauguração do prédio da Linha de Tiro da Brigada Militar, edificação que o Museu viria a ocupar em 1985, ano em que foi criado pelo Governador do Estado Jair Soares por meio do Decreto Estadual nº 32.030.
✅Registra-se que o embrião dessa instituição cultural permanente foi a sugestão e ideia do então Tenente Hélio Moro Mariante no longínquo ano de 1947.
✅Em um ato de reconhecimento à importância histórica e arquitetônica do local e, também, à representatividade do prédio da Linha de Tiro, no ano de 1990 ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Esta construção é considerada a mais antiga do conjunto de imóveis da Brigada Militar.
✅No momento o prédio centenário é objeto de minucioso restauro, em busca de sua recondução e de uso como espaço anexo do Museu da Brigada Militar. Este último está, desde o ano de 2001, em atividade junto ao QCG da Instituição no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre.

Produção de texto: Bibliotecária Mariângela N. Pagliarini - MBM

Brigada Militar