Brigada Militar participa de Operação Simultânea 2024
Polícias do Brasil, Argentina e Uruguai participaram da reunião preparatória
Publicação:
Nesta quarta-feira (6/3), com a iniciativa do Comando-Geral da Brigada Militar, o subcomandante-geral Cel Douglas da Rosa Soares, que é o coordenador estadual da Operação, esteve reunido com autoridades em Santa Rosa para mais uma etapa preparatória da Operação Simultânea.
Na oportunidade foram debatidos os objetivos e ajustes iniciais da Operação, cuja força reside na firme ação conjunta desencadeada simultaneamente entre as nações e os estados limítrofes.
Essas ações serão focadas na prevenção e na repressão dos crimes transnacionais na faixa de fronteira e nas divisas estaduais. Desses ajustes resultarão as ações concretas com emprego de grande efetivo e intercâmbio de inteligência policial.
A reunião ocorreu em Santa Rosa e contou com a presença do prefeito do município, Senhor Ânderson Mantei, que transmitiu as boas vindas da comunidade aos presentes.
Palestrou o subcomandante-geral da BM e coordenador estadual da Operação, Cel Douglas da Rosa Soares, representando o comandante-geral da BM, Cel Cláudio dos Santos Feoli, ele ressaltou a necessidade da união de todas as forças para a melhorar a segurança das comunidades, com o necessário enfrentamento aos crimes de fronteira, as organizações criminosas e seus agentes.
O comandante do CRPO Fronteira Noroeste, coronel Átila M. Pezzetta, citou os elevados prejuízos econômicos de correntes do ingresso de produtos ilegais (R$ 400 bi/ano - 4% do PIB).
Integram a Operação os comandos regionais da Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Extremo Oeste, Missões, Alto Jacuí, Sul e outros comandos e batalhões). Unidades do Exército Brasileiro, da Polícia Civil do RS, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Comandos regionais e unidades das polícias militares dos Estados de Santa Catarina e Paraná, bem como das polícias das Províncias de Missiones e Corrientes, da Gendarmeria Nacional e da Prefeitura Naval da República Argentina e unidades da Polícia Nacional da República do Uruguai integram as forças.