Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar habilita soldados à função de sargentos

Publicação:

Foto mostra os policiais militares formandos entrando em campo aberto durante a cerimônia
Entrada dos formados na cerimônia de Porto Alegre - Foto: Soldado Brenda Dornelles/PM5

Em cerimônias simultâneas em Porto Alegre e Santa Maria na manhã desta sexta-feira (8/11), a Brigada Militar realizou a conclusão de duas turmas do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP). Os eventos significam a habilitação dos soldados à promoção para a graduação de sargento.

Em sua fala na cerimônia realizada na capital, o comandante-geral, coronel Cláudio Feoli, falou sobre a importância de que os futuros novos sargentos se tornem multiplicadores da identidade da Brigada Militar, que pode funcionar como bússola para guiar as ações da Corporação diante das instabilidades da sociedade. “Se chegamos a essa marca quase bicentenária (186 anos), é porque temos identidade e virtude nos nossos modelos mentais. Por isso, gostaria de propor o exercício aos senhores de observarem aquilo que deve ser conservado dentro do nosso DNA”, destacou.

Em Santa Maria, foram 195 alunos, 151 homens e 44 mulheres. Os cursos foram supervisionados pelo Departamento de Ensino (DE) da BM e realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas) de SM e pelo polo de ensino de POA.

Os soldados passaram por uma formação que durou, aproximadamente, quatro meses. Ao todo, foram 686 horas de aula, divididas em 26 disciplinas. Entre os temas estudados, estiveram inteligência, decisão de tiro, estatística na segurança pública, defesa pessoal, direito penal militar, direitos humanos, entre outros.

As cerimônias foram prestigiadas por diversas autoridades civis e militares. Em Porto Alegre, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, paraninfo da turma, e o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. Já em Santa Maria, a cerimônia foi marcada pela presença do prefeito da cidade, Jorge Pozzobom, do subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, e do comandante regional do CRPO Central, coronel Cleberson Braida Bastianello.

Brigada Militar