Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário marca centenário da participação da BM na Revolução de 1924

Publicação:

Foto mostra a mesa composta por oficiais em cima de um palco
Evento teve a presença de oficiais da ativa e da reserva - Foto: Soldado Tiago Vieira/PM5

O centenário da Revolução de 1924 e a participação da Brigada Militar no confronto foram temas de seminário realizado na manhã desta quarta-feira (13/11), no auditório da Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre. O evento reuniu oficiais da ativa e da reserva e alunos da APM em uma manhã cultural com palestras e entregas de medalhas e moedas. A programação foi realizada pela BM, pela Associação Amigos do Museu da Brigada (AAMBM) e pelo Tribunal de Justiça Militar Estadual (TJM).

Na ocasião, houve o lançamento do livro “A Brigada Militar e o Tenentismo”, de autoria de Romeu Kanikowski. O evento também contou com as palestras “O coronel Massot e seu legado”, ministrada pelo coronel da Reserva Remunerada Ubirajara Anchieta Rodrigues, e “O Coronel Claudino, um comandante a ser lembrado”, apresentada pelo coronel da Reserva Remunerada Alberto Afonso Landa Camargo.

Entre os reconhecimentos, houve a concessão da Medalha do Centenário da Brigada Militar na Revolução de 1924 pela Justiça Militar Estadual. A honraria tem o objetivo de homenagear pessoas e/ou instituições que trabalham para a preservação da memória institucional da BM. Também houve a entrega da moeda comemorativa à ocasião, criada para reconhecer o trabalho daqueles que contribuíram para a realização dos eventos alusivos ao centenário da participação da Corporação na revolução.

Brigada Militar