Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Litoral participa da Operação Jerônyma Mesquita

Publicação:

Patrulhas Maria da Penha intensificaram trabalho
Patrulhas Maria da Penha intensificaram trabalho - Foto: Sd Eline Witt/2º BPAT
Por Jornalista Jussara Pelissoli - servidora civil
Patrulhas Maria da Penha do 8º BPM e 2º BPAT atuaram na Operação
Patrulhas Maria da Penha do 8º BPM e 2º BPAT atuaram na Operação - Foto: Sd Eline Witt/2ºBPAT

A Brigada Militar realizou a Operação Jerônyma Mesquita em todo o Estado, nesta quinta-feira (30), Dia Nacional da Mulher. O objetivo foi um esforço concentrado das visitas às vítimas de violência doméstica, verificando em que situação elas se encontram e se o agressor não infringiu a decisão judicial imposta pela medida protetiva.

No Litoral Norte foram realizadas 20 visitas às vítimas de violência doméstica que contam com medida protetiva de urgência. O CRPO Litoral atuou por meio das Patrulhas Maria da Penha do 8º BPM e 2º BPAT em Osório, Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa.

Operação ocorre no Dia Nacional da Mulher
Operação ocorre no Dia Nacional da Mulher - Foto: Sd Eline Witt/2º BPAT

Em Osório, apenas seis mulheres contam com medidas protetivas e nenhum novo problema foi constatado com as vítimas. Em Tramandaí foram realizadas quatro visitas; em Imbé duas vítimas conversaram com os policiais e em Capão da Canoa oito mulheres receberam a Patrulha Maria da Penha. Nenhuma vítima relatou descumprimento da medida protetiva pelos agressores.

O Dia Nacional da Mulher foi instituído no Brasil na data de nascimento de Jerônyma Mesquita (1880-1972), que lutou pelos direitos da mulher, sendo uma das pioneiras da inclusão do voto feminino no país. Sua biografia é permeada de atividades sociais relevantes no Brasil e no exterior: foi enfermeira voluntária na 1ª Guerra Mundial, fundadora do Movimento Bandeirante Brasileiro, participou da fundação da Cruz Vermelha no Brasil e do Conselho Nacional das Mulheres, no Rio de Janeiro.

Brigada Militar