FHN
Festival Hípico Noturno
Festival Hípico Noturno
Com o objetivo de participar das comemorações de aniversário da Brigada Militar, o Festival Hípico Noturno foi idealizado por um grupo de oficiais de cavalaria, sob o comando do tenente-coronel Átilo Cavalheiro Escobar, que viam na prática do hipismo uma forma de congraçamento entre os integrantes de unidades militares de cavalaria. A abertura da primeira edição do FHN ocorreu durante a inauguração da Carrière Noturna do 4º RPMon, em 03 de dezembro de 1960. O festival foi normatizado pela Federação Hípica Sul-Rio-Grandense e estendeu-se ao longo de 15 dias. O primeiro campeão da competição foi o tenente Walter Ferreira da Silva, representante da Brigada Militar, que muito enalteceu o nome da Corporação.
Com o passar dos anos, o FHN foi ganhando notoriedade e passou a ser conhecido internacionalmente. Atualmente, o evento reúne cavaleiros e amazonas, militares e civis, do Exército Brasileiro, da Brigada Militar e de outras polícias militares do Brasil e dos países do Cone Sul. Desde 2007, o evento faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). A 52ª edição, em 2012, trouxe para Porto Alegre, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro Militar. Outras duas edições ocorreram concomitante ao FHN, em 2015 e 2019, fomentando as provas de salto no âmbito militar.
É denominado Festival Hípico Noturno porque as principais provas são disputadas à noite, como um diferencial na modalidade, mas muitas atividades também ocorrem durante o dia. Ainda hoje, na sua 63ª edição ininterrupta, o festival integra as comemorações de aniversário da Brigada Militar, acontecendo sempre no mês de novembro e com o título de “evento hípico mais antigo do Brasil”.