Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 4º RPMon

4º RPMon
4º RPMon

A Brigada Militar participou de inúmeros atos da formação do Estado do Rio Grande do Sul, e o 4º Regimento de Policia Montado “REGIMENTO BENTO GONÇALVES” foi percursor e pioneiro nos desfechos de sua formação.

Fazendo desfilar o seu passado, recordamos que no ano de 1913 era apenas um pequeno destacamento mantido no Palácio Piratini pelo 1º Regimento de Cavalaria, este destacamento chamava-se “Escolta Presidencial”. Além de guarnecer o Palácio, a sua missão era também de atuar como elemento de choque nas constantes manifestações que perturbavam o Governo da época.

Em 25 de janeiro de 1916, o Decreto nº 2172 do Presidente do Estado tornou a “Escolta Presidencial” uma unidade independente, ato originário considerado o nascimento do 4º RPMon, seu primeiro Comandante foi o Cap Lourenço Galant.

A trajetória desta gloriosa unidade de cavalaria foi marcada por mudanças em sua estrutura e denominação. Em 24 de maio de 1931, foi transformada de Escolta Presidencial para Regimento Presidencial. No ano de 1936, o Governador do Estado muda o nome do Regimento Presidencial para “REGIMENTO BENTO GONÇALVES”, homenageando assim o grande chefe Farroupilha. No mês de agosto de 1974, o Regimento Bento Gonçalves foi transformado em “4º Regimento de Polícia Montada”, tendo em 1985, por fim, confirmada a denominação histórica de “Regimento Bento Gonçalves” ao 4º RPMon.

Dentre as inúmeras missões e operações de guerra que participou, destacamos também no ano de 2004, a realização da Escolta Fúnebre Montada em homenagem ao ex-governador do Estado Leonel de Moura Brizola e a participação nas duas Copas do Mundo realizadas no Brasil no ano de 1950 e 2014, com um efetivo de mais de 260 homens montados nesta última.

O Regimento Bento Gonçalves tem a honra de realizar anualmente desde 1960, o Festival Hípico Noturno, evento “mais antigo da Brigada Militar”, idealizado com o objetivo de fazer parte dos festejos de aniversário da Corporação, e que está na sua 59º edição ininterrupta, sagrando-se o evento hípico mais antigo do Brasil.

Atualmente, o 4º Regimento de Polícia Montada é comandado pelo Tenente-Coronel Ives Cláudio Pacheco e tem um quadro de 220 Servidores Militares, divido em seções administrativas, 2 (dois) Esquadrões Montados os quais atuam na atividade de Policiamento Montado em todos os bairros, setores comerciais, parques da Capital porto-alegrense, e eventos especiais de toda natureza,  bem como em apoiando atividades que tem a previsão de reunir grande público no interior do Estado, e 1 (um) Esquadrão de Guarda, o qual executa seus serviços na Guarda da Sede do Governo Estadual no Palácio Piratini.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar