Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BOLETIM SANITÁRIO Nº 15/GGC

Publicação:

Por DEPARTAMENTO DE SAÚDE DA BRIGADA MILITAR

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE CORONAVÍRUS (COVID-19)

A BRIGADA MILITAR POR MEIO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE INFORMA

PARA TODAS AS UNIDADES DA BRIGADA MILITAR:

Tendo em vista o aumento da prevalência da COVID-19 como causa das síndromes gripais no momento atual no estado, alteramos o fluxograma para militares com sintomas gripais e a partir de agora, recomendamos o afastamento total do trabalho (LTS) para os ME com sintomas, que coletam o exame de PCR, até a obtenção do resultado do mesmo. A nova orientação será dada pelo oficial médico QOES responsável pelo atendimento na FSR.

O novo fluxograma segue em anexo.

PARA AS UNIDADES ATENDIDAS PELA FSR DO HBM/PA:

(EMBM - COR-G - AJ-G – DA – DE – DI – DLP - DS –HBM/PA – GSVG – BOPE – 1 BPCHQ – 1 BPM – 9 BPM – 11 BPM – 19 BPM – 20 BPM – 21 BPM - 4 RPMON – DCCI – 3 BRBM – COE – BPF – BAV/BM – ABM – 1 BBM – CEBS – 28 BPM – 31 BPM – BPG – 18 BPM – 24 BPM – CT/POA)

O presente Boletim Sanitário de número 15 não altera as orientações e determinações do Boletim Sanitário nº13 (Protocolo II de testagem e afastamento do trabalho) e nº14, mas traz informações adicionais importantes ao momento atual do enfrentamento à pandemia do COVID-19.

Para melhor organização e diminuição de circulação de militares com possibilidade de estarem infectados, nas dependências do HBM/PA, solicitamos seguirem as orientações abaixo:

1. Pacientes COM SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL* devem ser atendidos no PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DA BRIGADA MILITAR DE PORTO ALEGRE, pois estamos orientando tratamento com remédios (protocolo institucional). Possivelmente, em outros locais os MEs não receberão este tratamento. Todos os sintomáticos serão avaliados pelo médico plantonista que solicitará, quando indicado, coleta de exame de PCR por swab nasal no laboratório do HBM/PA.

*Definição de caso de “Síndrome Gripal”: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre (temperatura axilar igual ou maior do que 37,8°C), mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória.

Sinais bem sugestivos de síndrome gripal por COVID-19: falta de percepção de cheiros ou de sabor dos alimentos.

Sinais de alerta: falta de ar, dificuldade respiratória ou extremidades roxas. INDICA A BUSCA IMEDIATA DE ATENDIMENTO HOSPITALAR.

Outros sintomas possivelmente relacionados ao Coronavírus: obstrução nasal, cansaço, dor muscular e diarreia.

2. MILITARES SEM SINTOMAS (ASSINTOMÁTICOS) COM CONTATO PRÓXIMO** COM PESSOA COM EXAME DE PCR POSITIVO PARA COVID-19 devem seguir as orientações do Boletim Sanitário nº14 e CONSULTAR NA FSR DO HBM/PAentre 08:00h e 16:00h para serem orientados sobre seu acompanhamento, indicação de tele trabalho e possível realização de exames.

3. QUANDO SOU CONSIDERADO UM CONTATO PRÓXIMO**:

a. Uma pessoa que teve contato físico direto (abraço ou aperto de mãos) sem ter lavado as mãos após;

b. Ter sido exposto sem máscara ou protetor facial ao infectado quando este apresentou tosse ou espirro;

c. Ter ficado frente a frente em conversa, sem máscara, por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 1 metro;

d. Ter ficado por mais de 2 horas em distância inferior a 1 metro, mesmo com máscara, especialmente em ambientes fechados, como sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital, alojamento, viatura, etc;

e. Aqueles que residem na mesma casa, dormitório ou alojamento são considerados “contatos próximos”.

Se você estiver enquadrado nas situações acima, deve procurar a FSR do HBM/PA para orientações e afastamento administrativo por sete dias desde o último dia do contato com o paciente positivo.

4. O QUE DEVO FAZER SE FOR AFASTADO ADMINISTRATIVAMENTE POR SER CONTATO PRÓXIMO** DE PACIENTE COVID-19 POSITIVO (DOENÇA ATIVA)?

a. Executar tele trabalho por 7 dias;

b. Manter a calma pois nem todos os contatos próximos são contaminados e se contaminado, nem todos desenvolvem doença ativa;

c. Observar neste prazo se vai apresentar sintomas de síndrome gripal;

d. Se não tiver sintomas, nenhum exame é requerido durante o afastamento, somente o teste rápido de anticorpos no 14° dia a partir do primeiro dia afastado;

e. Se desenvolver sintomas, entre o 3° e 5° dia de sintomas deve procurar o PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DO HBM/PA para avaliação e, se indicado pelo médico, iniciar o tratamento e realizar coleta do exame de PCR para COVID-19:

- PCR para COVID NEGATIVO (“não detectado”): após resultado do exame de PCR para COVID-19 (48 à 72hs após a coleta), deve consultar na FSR do HBM/PA para regularização sanitária.

- PCR para COVID POSITIVO (“detectado”): após resultado do exame de PCR para COVID-19 (48 à 72hs após a coleta), deve consultar na FSR do HBM/PA para regularização sanitária e para receber orientações específicas.  Essa consulta poderá ser presencial ou por teleperícia (nesse caso o paciente será contatado pelo médico QOES da FSR quando esse receber o resultado positivo do PCR). Se o paciente não for contatado, deverá ir à FSR com seu resultado de exame PCR positivo.  A interpretação do exame como “positivo” ou “negativo”, no caso de dúvida por parte do paciente, deverá ser feita pelo médico da FSR. 

5. O HBM/PA está disponibilizando um número de celular (e WhatsApp) 98595-1530 para esclarecimento de dúvidas e orientações em relação à conduta nos casos suspeitos de síndrome gripal por Coronavírus, nos casos confirmados com COVID-19 e nos casos de contactantes (contatos próximos** com caso confirmado COVID-19). Este número está disponível para os P1s das OPMs atendidas pela FSR do HBM/PA, diariamente, das 7h às 19h.

A ROTINA PARA AS OPMs ATENDIDAS PELA FSR HBM/PA ESTÁ EM NOVO FLUXOGRAMA ESPECÍFICO PARA ESTE PÚBLICO E ENCONTRA-SE EM ANEXO.

FSR
Consulte a FSR

 

Arquivos anexos

Brigada Militar