Banda de música do CRPO-VRS

Por Sd Iolanda Pedersetti / Comunicação Social do CRPO/VRS
A centenária Banda de música no jantar do Conselho Superior
A centenária Banda de música no jantar do Conselho Superior - Foto: Júlio Cesar Schuster

A Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio dos Sinos, situada em Novo Hamburgo/RS, foi criada em 15 de novembro de 1895 por decreto do então Governador do Estado, Júlio de Castilhos e completará, portanto, 129 anos de atividades em 2024.

Foi fundada no município de Porto Alegre, junto ao 3º Batalhão de Infantaria, hoje 3º Batalhão de Polícia Militar, que no ano de 1968 foi transferido para o município de São Leopoldo e em 1970 mudou-se para Novo Hamburgo, onde se encontra até os dias atuais. O terreno onde o 3º BPM está instalado foi doado pelo prefeito municipal da época, Sr. Alceu Mosmann, com a condição de que a Banda de Música também fosse transferida de São Leopoldo para Novo Hamburgo, tal apreço ele nutria pela arte da música.

Em 19 de setembro de 2005 a Banda de Música deixou de pertencer ao 3º BPM e passou a integrar o efetivo do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio dos Sinos, continuando suas atividades e destacando-se em eventos sociais através de projetos, tais como PROERD e ¨MÚSICA É SAÚDE¨, projeto que ganhou ampla divulgação na imprensa do estado por atender as casas de longa permanência de idosos.

Nesta sessão você encontrará as fotos da nossa Centenária Banda de Música, que participa de diversos eventos em distintas cidades do Rio Grande do Sul.

Banda de música da BM do Vale do Rio dos Sinos
Banda de música da BM do Vale do Rio dos Sinos - Foto: Júlio Cesar Schuster

Como já está escrito na história "as bandas de música sempre representaram um elo de integração e socialização com as comunidades, desde o seu surgimento, na segunda metade do século XVII. Em ações militares, a música servia como meio de comunicação nos campos de batalha, além de elevar o moral da tropa e atemorizar os inimigos, já que determinados sons poderiam perturbá-los. Em tempos de paz ou durante os intervalos entre os combates ou batalhas, as bandas alegravam os soldados com repertório popular".

Como forma de transparecer e enaltecer os trabalhos do efetivo da Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), que foi criado esse espaço, sem dúvidas, onde ela passa alegra os ouvintes.