Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-VT

Primeira sede CRPO VT
Primeira Sede CRPO-VT - Foto: Acervo BM

Comando de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari – foi criado em 23 de Outubro de 1998, por ato do Exmo Sr. Governador do Estado, Antônio Britto. Provisoriamente instalado no prédio do 22° Batalhão de Polícia Militar, funcionando lá por cerca de noventa dias, instalando-se posteriormente em um prédio locado, no bairro São Cristóvão, onde permaneceu até a data de seu décimo aniversário.

Sede atual do CRPO Vale do Taquari
Sede atual do CRPO Vale do Taquari - Foto: Acervo BM

No ano de 2008 , a sede transferiu-se definitivamente, para instalações próprias, no centro da cidade, disponibilizadas através de um esforço público-comunitário que, a partir da destinação do antigo prédio do Fórum da Comarca de Lajeado, pelo Poder Executivo Municipal, e do ímpar envolvimento de órgãos públicos, empresas, entidades regionais e colaboradores individuais, alcançou ao CRPO uma das sedes melhor aquinhoadas, no Estado do Rio Grande do Sul, no que se refere a instalações, localização e equipamentos.

1998; 2004 - 2005
Cel Gilmar Leonhardt
Seu 1° comandante foi o Coronel Gilmar Leonhardt, neste período alcançava 36 municípios, em 15 de maio de 2001, em um processo de rearticulação operacional da Brigada Militar, os Comandos Regionais passaram a ter identificação numérica, cabendo ao CRPO-VT a designação de CRPO 7, abrangendo, além de sua área original, mais os municípios integrantes do CRPO Vale do Caí, que foi extinto, no mesmo ato. Passaram a integrar o CRPO 7, então, além dos municípios que o compunham, os municípios de Montenegro, Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendulino, Tabaí, Tupandi e Vale Real.

Esta designação, porém, teve curta duração, eis que, através da Portaria n° 122/EMBM/2001, de 17 de setembro de 2001, extinguiram-se as designações numéricas, passando o CRPO 7 a chamar-se CRPO-VTC – Comando Regional de Polícia Ostensiva dos Vales do Taquari e Caí.

Uma alteração na área de responsabilidade territorial do CRPO VT ocorreu através da Portaria n° 011, de 23 de maio de 2004, do Departamento Administrativo da Brigada Militar, quando foi recriado o Comado Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí, consolidando-se a identidade do CRPO-VT com a do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari – CODEVAT. Posteriormente, pela Portaria n° 241/EMBM/2006, de 22 de fevereiro de 2006, os Municípios de Arvorezinha, Itapuca, Fontoura Xavier e São José do Herval passaram à responsabilidade do CRPO Planalto, e o Município de Dois Lajeados, para o CRPO Serra.

Efetivo do CRPO Vale do Taquari em Operação
Efetivo do CRPO Vale do Taquari em Operação - Foto: Policiais Militares

A articulação foi mantida até 08 de junho de 2009, quando, em um processo de ajuste das áreas dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado, retornaram ao CRPO-VT os Municípios de Dois Lajeados e de Arvorezinha. O Comando Regional abrange, hoje, trinta e sete municípios, em uma área geográfica de 4.821 Km², e uma população oficial de 351.999 habitantes, segundo dados da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (IBGE 2018). 

Hoje, o CRPO-VT é composto por duas Unidades Operacionais subordinadas, são elas: 22° BPM (Lajeado) com 26 municípios e 40° BPM (Estrela) com 11 municípios.

Locais

Brigada Militar