Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o BOPE

     O Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar – BOPE, foi criado através do Decreto Lei nº 54.424/2018, iniciando suas atividades em 17 de janeiro de 2019, o Batalhão substituiu o Grupo de Ações Táticas Especiais.

     O BOPE é uma fração reserva do Comando Geral da Brigada Militar, vinculado diretamente ao Subcomandante-Geral para emprego em situações que envolvam grave perturbação à ordem pública e ocorrências que necessitem de intervenções de elevado rigor tático e estratégico, com atuação em todo território do Estado do Rio Grande do Sul.

     Compete ao BOPE a aplicação de alternativas táticas para a resolução de situações de gerenciamento de crise, como as ocorrências com tomada de reféns, através da negociação e, em último caso, a ação dos atiradores de elite. Bem como as remoções, desativações e as análises técnicas de explosivos, bem como as demais operações antibomba, a implementação de ações de contraterrorismo, tais como as ocorrências de assalto a banco, na modalidade “Novo Cangaço” em todo o Estado do RS.

     Os integrantes desta tropa de elite da Brigada Militar são operadores especializados, aperfeiçoados em seletivas tarefas policiais, operando em todo o Estado, os quais dedicam suas vidas para transformar o solo gaúcho em um lugar melhor para viver.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar