Sobre o 35°BPM

35°BPM

O 35º Batalhão de Polícia Militar  – 35º BPM – foi criado pela Portaria 001/2002 do Comando Geral da Brigada Militar, sendo instalado de fato na cidade de Cachoeira do Sul, em 20 de agosto de 2002.

O 35º Batalhão de Polícia Militar teve origem na cidade de Cachoeira do Sul em 20 de setembro de 1909, onde foi instalado o primeiro Grupamento de Polícia Militar, à época, composto por 10 praças, comandado por um sargento.

Em seguida, o destacamento de Cachoeira do Sul passa à condição de 2ª Companhia do 2º Batalhão de Rio Pardo, funcionando junto à Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul.

Atualmente, o 35º Batalhão de Polícia Militar é composto por cinco Unidades Operacionais subordinadas: 1ª Companhia (responsável pelo policiamento ostensivo ordinário, contando, também, com duas Patrulhas Escolares, que atuam no entorno das escolas), 2ª Companhia (conta com duas Patrulhas Rurais, que atuam em missões específicas de combate ao abigeato, roubos e ocorrências de risco e Força Tática, atuando no policiamento extraordinário), 3º GPM (Cerro Branco), 4º GPM (Paraíso do Sul) e 5º GPM (Novo Cabrais), que garantem a segurança pública nos municípios sob sua responsabilidade territorial.

O 35º Batalhão de Polícia Militar é subordinado administrativa e operacionalmente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Central – CRPO/C e está instalado desde 09 de dezembro de 2005 na Rua Leopoldo Souza, nº 1448, Bairro Santa Helena, em Cachoeira do Sul.