Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 35°BPM

35°BPM
35°BPM

O 35º Batalhão de Polícia Militar  – 35º BPM – foi criado pela Portaria 001/2002 do Comando Geral da Brigada Militar, sendo instalado de fato na cidade de Cachoeira do Sul, em 20 de agosto de 2002.

O 35º Batalhão de Polícia Militar teve origem na cidade de Cachoeira do Sul em 20 de setembro de 1909, onde foi instalado o primeiro Grupamento de Polícia Militar, à época, composto por 10 praças, comandado por um sargento.

Em seguida, o destacamento de Cachoeira do Sul passa à condição de 2ª Companhia do 2º Batalhão de Rio Pardo, funcionando junto à Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul.

Atualmente, o 35º Batalhão de Polícia Militar é composto por cinco Unidades Operacionais subordinadas: 1ª Companhia (responsável pelo policiamento ostensivo ordinário, contando, também, com duas Patrulhas Escolares, que atuam no entorno das escolas), 2ª Companhia (conta com duas Patrulhas Comunitárias do Interior – PCI, que atuam em missões específicas de combate ao abigeato, roubos e ocorrências de risco e Força Tática, atuando no policiamento extraordinário), 3º GPM (Cerro Branco), 4º GPM (Paraíso do Sul) e 5º GPM (Novo Cabrais), que garantem a segurança pública nos municípios sob sua responsabilidade territorial.

O 35º Batalhão de Polícia Militar é subordinado administrativa e operacionalmente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo – CRPO/VRP e está instalado desde 09 de dezembro de 2005 na Rua Leopoldo Souza, nº 1448, Bairro Santa Helena, em Cachoeira do Sul.

Brigada Militar