Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre a Corregedoria-Geral

Prédio Corregedoria Geral


A Corregedoria-Geral da Brigada Militar é fruto da consolidação da nova ordem constitucional erigida pela Constituição Federal de 1988, tendo como referência permanente os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito. A Corregedoria-Geral da Brigada Militar compõe o nível Institucional da Instituição, e possui como atribuição todas as atividades afetas ao Sistema de Polícia Judiciária Militar e Disciplinar da Brigada Militar.
Assim, cabe à Corregedoria-Geral a responsabilidade pela disciplina, orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta de todos os servidores da Instituição.
Criada em 18 de agosto de 1997, com a devida publicação no Diário Oficial do Estado da Lei de Organização Básica da Brigada Militar, a Corregedoria-Geral passou a ser o Órgão de Correição da Corporação. Ao longo destes 24 anos, a Corregedoria-Geral da Brigada Militar evoluiu, aperfeiçoando seus métodos de investigação nos crimes militares, sistematizando o gerenciamento de informações correcionais e aumentando sua aproximação com a sociedade.

Locais

Brigada Militar