Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrulha Maria da Penha amplia atendimentos no Vale do Caí

Publicação:

Maria da Penha e Efetivo do 5º BPM
Maria da Penha e Efetivo do 5º BPM

No Vale do Caí, a Patrulha Maria da Penha foi implantada pelo Comandante do 5º Batalhão de Policia Militar (5º BPM), tenente-coronel Rogério Pereira Martins, em março de 2019.

Logo após a sua criação, eram realizados, em média, 10 atendimentos mensais às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Montenegro. Com a capacitação de novos patrulheiros, em dezembro de 2019, a média de atendimento aumentou para 30 e foi possível expandir a patrulha para outros municípios.

 A Patrulha Maria da Penha, no 5º BPM, está sob coordenação do 1º  tenente Celemias Goulart Nascimento e da soldado Aline de Moura Paim.

Em Montenegro, além da soldado Aline, atuam como patrulheiros os soldados Alexsander Alves dos Santos, Tainá Antoniazzi Finkler e Daniella Araújo Ceratti.

Nos municípios de Barão, Salvador do Sul, São José do Sul e São Pedro da Serra as visitas são realizadas pela soldado Francini Bianchini Corrêa. Em Brochier, Maratá e Pareci Novo as atividades da patrulha são desenvolvidas pela soldado Grasiela Beatriz Schlosser Becker.

A coordenação da Patrulha Maria da Penha em Montenegro destaca a importância do trabalho integrado que vem sendo realizado pela Rede de Enfrentamento e Atendimento à Mulher em Situação de Violência no município, composta pela Brigada Militar, Delegacia da Mulher, Judiciário, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Centro de Atenção Psicosocial, Centro de Referência em Assistência Social, Central Única das Favelas, entre outros.

Este trabalho permite o acolhimento adequado e permite que as medidas protetivas sejam efetivamente realizadas.

Brigada Militar