Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Força Tática do 23°BPM recebe novo comandante

Publicação:

Força Tática de Santa Cruz do Sul recebe novo comandante
Força Tática de Santa Cruz do Sul recebe novo comandante
Na tarde de sexta-feira (5/11), na sede do 23º BPM “Batalhão Major Sebastião”, ocorreu a formatura de passagem de Comando da Força Tática do 23º BPM.
Estiveram presentes no ato o comandante do 23º BPM, major Fábio Vilnei da Silva Azevedo e o subcomandante, major Hélcio Moises Segú Gaira, o comandante da 1ª e 2ª companhia e chefe das seções do Estado Maior do 23º bpm , capitão Rafael Carvalho Menezes, o 1º tenente Alexandre Cardoso de Souza e o 1º tenente Marcelo Machado Suñe.
Durante a formatura, o até então, atual comandante da Força Tática tenente Marcelo Machado Suñe, em ato solene, passou o comando do pelotão para o novo comandante tenente Alexandre Cardoso de Souza.
O tenente Marcelo esteve no Comando do Pelotão do dia 01 de Junho de 2019 até 05 de Novembro de 2021, ganhando grande destaque durante seu período de Comando, atuando com liderança e iniciativa, resolvendo com brevidade as tarefas demandadas e contribuindo para os resultados operacionais positivos que o Pelotão apresentou durante esse período, no que se refere às demandas de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.
Todo esse empenho fica evidenciado, durante o período em que comandou a Força Tática, através dos indicadores de prisões, onde apenas em 2021, foi apreendido mais de 57 kg de entorpecentes, um recorde histórico, mesmo antes de encerrar o ano. Ainda no decorrer deste ano o efetivo da Força Tática, sob o comando deste nobre oficial, realizou aproximadamente 250 prisões e retirou das ruas 15 armas de fogo que estavam sendo usadas para o crime na região.
A força tática atua em ações de controle de distúrbios e gestão de multidões de menor vulto e complexidade, bem como, possuí as melhores técnicas de patrulhamento tático motorizado e o princípio da eficiência no âmbito do serviço público;
Dentre as funções da força tática estão o apoio diário a primeira e segunda sub-áreas localizadas na sede do 23º batalhão e aos demais 22 municípios sob a responsabilidade de sua área territorial. A força tática atua ainda, conforme designação do comandante, em ocorrências de grande vulto e repercussão social nas quais exijam um efetivo de pronto - emprego e com maior poderio bélico.
Brigada Militar