Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Esfes POA

POA

A origem da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre (EsFES POA) se deu em 16 de novembro de 2016 com o seu 1º Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), a qual permaneceu subordinado a Academia de Polícia Militar (APM) para fins administrativos.

O Polo de Ensino de Porto Alegre teve sua primeira regulamentação por meio da Portaria nº 698/EMBM/2018, ficando vinculado, de modo didático/pedagógico, à EsFES Osório e administrativo/operacional ao Departamento de Ensino.

No dia 1º de abril de 2022, a Portaria 890/EMBM/2022 alterou o Quadro Organizacional (QO) do Departamento de Ensino, desdobrando a Divisão Administrativa em seções, e a área de ensino passou a ser a Seção de Formação e Especialização de Praças, estruturada em Chefe, Adjunto, Analista e Auxiliar, com vistas a regulamentação do efetivo à espera da mudança da Lei de Organização Básica que tramita junto ao Poder Executivo.

Além das responsabilidades com a formação de soldados e sargentos da Brigada Militar, a escola, por intermédio da Seção de Ensino, também é responsável em auxiliar na parte de organização de outros cursos da Instituição.

Atualmente, a escola supervisiona o Curso Básico de Formação Policial Militar, em andamento com 326 alunos soldados. Alguns deles já estarão nas ruas após a formatura em setembro. Além disso, supervisiona todas as edições do Curso Tático com Motocicletas e Atendimento Pré-Hospitalar de Combate CBSvP – APH-C, ambos já em sua sétima edição no ano de 2022, realizados na sede do 9º BPM e Bope.

A escola já realizou a formação de aproximadamente 800 soldados e 384 sargentos, além dos diversos cursos de especialização como PM Temporário, Curso de Formação para Instrutores Cívicos Militares, PROERD e Maria da Penha.

Estruturada com Seções Administrativa, Comando, Ensino, Corpo de Alunos, a escola de soldados conta com um efetivo experiente na atividade de formação e especialização, contribuindo de maneira efetiva na qualificação dos quadros de nível médio da Brigada Militar.
Para a formação qualificada, a EsFES dispõe de uma grande estrutura: são nove salas de aulas, uma sala de informática equipada com 25 computadores, todos na rede da Corporação, alojamentos masculino e feminino, campo de futebol e pista atlética e, sobretudo, instrutores comprometidos e qualificados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre - EsFES-PoA
Endereço: Avenida Coronel Aparício Borges, nº 2000, bairro Partenon - Porto Alegre/RS, CEP 90680-570
E-mail: esfespoa-scmdo@bm.rs.gov.br
Telefone: 51 3384-4581
Comandante: Major Eduardo Moura Mendes

Brigada Militar