CRPOAJ: 16ºBPM e 39ºBPM Participam da “OPERAÇÃO MARIAS"

Ação Referente ao "Agosto Lilás" e aos 14 anos da Lei Maria da Penha

16bpm01 (2)
31181055-16bpm01-2.jpeg - Foto: Sd Janaina
Por Sd Janaina - CRPO/AJ e Sd Malusi 39ºBPM

Durante o dia de hoje (31-08), foi desencadeada em todo o estado a “Operação Marias” da Brigada Militar, que teve por objetivo o fortalecimento das ações de fiscalização das medidas protetivas de urgência pelas Patrulhas Maria da Penha, incluindo prisões por constatação de descumprimentos das medidas, contribuindo para a redução dos indicadores de violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente, em tempos de pandemia.

Na sede do 16ºBPM em Cruz Alta, a Patrulha Maria da Penha além de realizar as fiscalizações de rotina, buscou nos estabelecimentos parceiros as caixas da campanha “Caixa Lilás”, uma vez que, os agasalhos e alimentos não perecíveis arrecadados resultarão em cestas básicas, que serão entregues esta semana, para as vítimas de violência doméstica que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. Foram fiscalizadas 13 medidas protetivas de urgência e confeccionadas certidões e boletins de atendimento.

Em Palmeira das Missões, sede do 39ºBPM, foram entregues 09 cestas básicas, feitas com itens que foram arrecadados através da Campanha Caixa Lilás. No total, as contribuições resultaram em 36 cestas, doadas pela comunidade e também alguns grupos e entidades de Palmeira das Missões, sendo: Fórum da Mulher, Casa da Amizade, Grupo das Amigas Poderosas e Studio Vida. O restante das cestas serão destinadas às vítimas de violência nos próximos dias. Atualmente, o 39ºBPM, conta com uma guarnição que atua diretamente na Patrulha Maria da Penha e atende diversas cidades da área de atuação do Batalhão.

O Major Cedenir Souza da Silva e o Major Jarbas Bohrer, comandantes do 16ºBPM e 39ºBPM, respectivamente, agradecem a Comunidade pela participação e pelo gesto solidário de doação em tempos de pandemia, que possibilitam que a Brigada Militar dê um apoio efetivo às vítimas de violência doméstica e suas famílias.

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí, executou as ações da campanha “Caixa Lilás” e a “Operação Marias”, através dos seus Batalhões, que possibilitaram que os atos do  Agosto Lilás, mês de comemoração dos 14 anos da Lei Maria da Penha, fossem exitosos, aumentando o nível de segurança da mulher nos 33 municípios da área de atuação.