Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comando de Polícia de Choque dá início a 7º edição do Curso de Especialização em Cinotecnia

Publicação:

Na segunda-feira (13/09), o Comando de Polícia de Choque realizou a solenidade de abertura e aula inaugural da 7ª edição do Curso de Especialização em Cinotecnia (CEC). A cerimônia foi realizada no auditório da Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

O curso é composto por oficiais e praças da instituição e visa a capacitação dos militares para atuação em atividades policiais com o emprego de cães. O processo seletivo contou com três etapas: O exame intelectual, o Teste de Aptidão Física e o TAF específico (corrida de 5km). A seleção começou com 50 candidatos e após as testagens, apenas 32 militares deram início ao curso, que tem 45 dias de duração em regime de dedicação exclusiva à especialização em cinotecnia.

Esta edição do CEC conta com um militar da PM de Tocantins e um servidor da Polícia Civil, além de policiais oriundos de outros comandos regionais e dos seis batalhões de Choque do Estado.

Durante o curso, os militares serão submetidos a um período de formação com carga horária de 350 horas-aula, distribuídas nas seguintes disciplinas: adestramento, psicologia canina, técnicas de controle de distúrbios civis com emprego de cães, instrução de menor potencial ofensivo, noções de veterinária, treinamento físico militar, APH tático, faro de drogas, explosivos e busca e captura em áreas urbanas e rurais, emprego de cães policiais em operações e policiamento, legislação aplicada à função, operações antibombas em apoio ao BOPE, instruções táticas individuais com o manuseio do cão e UFAF com emprego de cães.


Atualmente, o Comando de Polícia de Choque conta com o Canil Central do 1º BPChq, em Porto Alegre e com o Canil do 3ºBPChq, em Passo Fundo. A Cia Canil contribui significativamente para a manutenção da lei e da ordem, auxiliando no policiamento em estádios de futebol; policiamento de parques e praças; controle e dispersão de distúrbios civis violentos; atuação em locais de risco; busca de foragidos, pessoas e objetos desaparecidos; escolta e guarda de presos e valores; atuação em motins em estabelecimentos penais e demonstrações de adestramento, provas de trabalho e provas de estrutura./

A aula inaugural do 7ºCEC foi ministrada pelo 1º Ten RR Luis Claudio Cruz Corrêa. O Subcomandante-Geral da BM Coronel Cláudio dos Santos Feoli e o Comandante do CPChq Coronel André Ilha Feliú estiveram presentes na solenidade, além de outras autoridades militares.

O Comandante do CPChq, Coronel Feliú recepcionou os alunos e relatou sobre a relação que sua família tem com a história do Canil. “Oficialmente, emprego de cães nas atividades de policiais foi no dia 14 de outubro de 1964 e, no dia 30 do mesmo mês e ano, meu pai, o Sd Feliú, se apresentava como efetivo na companhia Canil. Meu pai esteve na fundação da Companhia. Por isso que eu tenho orgulho em dizer que o canil faz parte da minha vida. Desde sua fundação, o trabalho lá desenvolvido é de significativa importância e isso só é possível graças ao efetivo dedicado e a formação de qualidade”, concluiu.

Brigada Militar