Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CPC

CPC
CPC

O Comando de Policiamento da CapitalCPC – foi criado pelos Decretos Estaduais n° 23.245 e 23.246, em 13 de Agosto de 1974, sendo instalado, de fato, em 16 de Setembro do mesmo ano em Porto Alegre. À época, a missão era de responsabilidade pelo planejamento, supervisão e execução das missões constitucionais da Brigada Militar na área metropolitana de Porto Alegre, de acordo com as normas do Comando Geral da Corporação.

Seu 1° comandante foi o Coronel João Aldo Danesi. Neste período contava com as seguintes Unidades Operacionais subordinadas: Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), 1° BPM, 3° BPM, 5° BPM, 8° BPM, 9° BPM, 11° BPM, 4° RPMon e Cia de Policia de Choque (atual BPChq), presente não só na Capital, mas em toda a Região Metropolitana.

Em 04 de Janeiro de 1978, o CPC desvincula de suas Unidades Subordinadas os 3°, 5° e 8° BPM, retirando-se da Região Metropolitana e passando a atuar exclusivamente na área do município de Porto Alegre. 

Em 16 de Novembro do mesmo ano, foram inauguradas no Comando as novas instalações do COPOM, com novos equipamentos e dando início aos serviços do Subsistema de Despacho de Patrulhas – SDP.

No ano de 1990, o Comando recebe adições em suas Unidades Operacionais subordinadas, são eles: o Grupamento Aéreo – GPMA, este, subordinado ao CPC; o Grupamento de Ações Táticas Especiais – GATE, sobre ordens do Batalhão da Polícia de Choque (atual BPChq). Ainda no mesmo ano  foi criado o 17° BPM, sendo este responsável pelos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Alvorada e Glorinha, ficando responsável ao Comando de Policiamento da Capital.

Em 20 de Maio de 1993, passa a receber a subordinação direta da Companhia de Polícia Militar Feminina – Cia PM Fem, e tem desvinculadas de subordinação o 15° BPM e 17 BPM°, voltando a atuar, exclusivamente, na área territorial do município de Porto Alegre. Ainda, nesse mesmo ano, a Cia PM Fem é desativada, vindo seu efetivo a integrar o 1° BPM, na área do CPC.

Fortes mudanças aconteceram no Comando de Policiamento da Capital em 1998. Em 29 de Janeiro é alterada sua denominação para Comando de Policiamento Metropolitano – CPM, em decorrência da politica de descentralização da Secretária da Justiça e da Segurança, este, à época, voltado à responsabilidade do planejamento, coordenação, supervisão e execução do policiamento ostensivo em toda a Área Metropolitana de Porto Alegre.

Em 03 de Fevereiro do mesmo ano, o CPM se transfere para o 3° andar do Prédio Anexo ao Quartel do Comando Geral da BM, juntamente com o COPOM. Em 08 de Junho, em consequência da descentralização empreendida, surgem o Destacamento Especial do Centro – DEC, este, derivado do 9° BPM, o Destacamento Especial do Partenon – DEP e Destacamento Especial da Tristeza, estes, originários do 1° BPM, e o Destacamento Especial do Sarandi – DES, este, natural do 11° BPM.

Em seguida, mais precisamente em 30 de Junho de 1998, passam à subordinação do Comando de Policiamento Metropolitano o Destacamento Especial de Viamão – DEV, o Destacamento Especial de Cachoeirinha – DEC, o 17º BPM, a Companhia de Guaíba, o Pelotão de Eldorado do Sul e o Destacamento Especial de Alvorada – DEA.  Em 20 de Novembro de 1998, em virtude do Decreto n° 39.050, o CPM altera seu nome para Comando Regional de Polícia Ostensiva – Área Metropolitana – CRPO/AM.

No ano de 2001, em decorrência do Decreto n° 40.624, de 12 de Fevereiro de 2001, alterado pelo Decreto n° 40.735, de 26 de Abril de 2001, o CRPO/AM teve sua nomenclatura alterada para Comando Regional de Polícia Ostensiva – Capital – 9.1 – CRPO 9.1, sendo este instalado em 15 de Maio de 2001, pela Portaria n° 110/EMBM/2001, no Prédio Anexo ao Quartel do Comando Geral da BM, mas com sua responsabilidade territorial novamente voltada, exclusivamente, ao munícipio de Porto Alegre.

Em 1° de Julho de 2002, o Comando teve sua sede transferida para o prédio da Secretaria de Estado da Justiça e da Segurança, localizado na Rua Voluntários da Pátria, n° 1358, Centro da Capital. Apesar de continuar a ser conhecido como CPC, diante das mudanças de denominações, foi em 04 de Fevereiro de 2004, com o Decreto n° 42.871, o qual regulamentou a Lei de Organização Básica da BM, que o Comando deveria denominar-se, novamente, Comando de Policiamento da Capital – CPC.

Hoje, o Comando de Policiamento da Capital é composto por seis Unidades Operacionais subordinadas, são elas: 1° BPM (POA - Zona Sul), 9° BPM (POA – Centro), 11° BPM (POA – Zona Norte), 19° BPM (POA – Zona Leste), 20° BPM (POA – Zona Norte) e 21º BPM (POA - Extremo Sul).

A sede do CPC está localizada na Rua Baronesa do Gravataí, 575, no bairro Cidade Baixa. Seu atual comandante é o Coronel Luciano Moritz Bueno.

Locais

Brigada Militar