Comando-Geral da Brigada Militar cumpre agendas em São Paulo

Atividades, discussões e ações estratégicas para a segurança pública brasileira marcam a semana

Comando-Geral da Brigada Militar cumpre agendas em São Paulo
Comandantes-Gerais das PMs brasileiras durante reunião do CNCG

A Brigada Militar participa, ao longo desta semana, de agendas da segurança pública nacional em São Paulo. A Corporação é representada pelo comandante-geral, coronel Cláudio dos Santos Feoli. Entre as atividades, estão reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) das polícias militares, a 4ª edição do Congresso de Operações Policiais (COP Internacional) e o lançamento da Operação Força Total, que integra todas as PMs brasileiras em um esforço conjunto coordenado em prol da segurança pública do Brasil.

Durante a quarta-feira (16), o CNCG realizou o seu encontro periódico. A reunião teve o objetivo de alinhar cenários e práticas, discutir as realidades regionais e integrar as polícias brasileiras no combate à criminalidade. O colegiado é composto pelos comandantes-gerais das policiais militares brasileiras e, nesta reunião, também estiveram presentes os integrantes do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

A reunião do CNCG integra as atividades da 4ª edição do COP Internacional, considerado o maior evento da América Latina voltado para a atividade policial. Com mais de 10 mil participantes credenciados, as atividades acontecem de 16 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista. Nesta edição, o encontro discute temáticas como a participação das forças de segurança pública na tragédia do Rio Grande do Sul, o sistema de segurança pública de Santa Catarina (considerado o estado mais seguro do Brasil), a expansão e os conflitos das organizações criminosas brasileiras, entre outros temas. O congresso conta, ainda, com mais de 60 expositores de tecnologias e produtos voltados para o setor.

Já na manhã desta quinta-feira (17), foi lançada a Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil. A ação constitui-se em um esforço integrado entre as PMs brasileiras, com o objetivo de combater a criminalidade e fortalecer a segurança pública de forma integrada nos 26 estados e no Distrito Federal. “A operação mostra, de fato, a pujança das PMs brasileiras, que entregam à sociedade brasileira um serviço de 150 mil policiais militares simultaneamente. As apreensões e os resultados são muito vultuosos diante dessa mobilização feita por todas as polícias militares”, destacou o coronel Feoli durante o lançamento da operação.

--

Texto: jornalista Ícaro Ferreira - servidor civil/PM5, com informações de Ascom CNCG e Ascom COP Internacional