Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comandante-Geral da BM recebe duas obras do pintor Soldatelli que também é mecânico de aviação da Instituição

Publicação:

Comandante-Geral da BM recebe duas obras do pintor Soldatelli que também é mecânico de aviação da Instituição
Comandante-Geral da BM recebe duas obras do pintor Soldatelli que também é mecânico de aviação da Instituição - Foto: Everton Ubal
Por Soldado Adriély Escouto/PM5

Na segunda-feira (29/6), manhã fria no Rio Grande do Sul e Dia Nacional de Aviação de Segurança Pública, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, recebeu das mãos do mecânico de aviação do Batalhão de Aviação da BM e pintor Mario Antônio Soldatelli, duas telas pintadas com o tema de aviação, tendo como modelos os helicópteros da Instituição EHY e EHZ.

Soldatelli é natural de Flores da Cunha, mas mora em Porto Alegre atualmente, é autodidata na pintura e seu ingresso na Instituição como funcionário civil na área de mecânica de aviação se confunde com a história da aviação da Corporação. Atualmente está no teletrabalho em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), mas não deixou de registrar a admiração pelo Batalhão de Aviação da Brigada Militar.

O mecânico e pintor, que já serviu no passado na Força Aérea Brasileira (FAB), foi transferido do governo do RS para a Brigada Militar quando foram comprados os dois primeiros helicópteros da Corporação.

Em uma conversa descontraída, o Comandante-Geral Coronel Rodrigo Mohr Picon e o Subcomandante-Geral Coronel Vanius Cesar Santarosa juntamente com o Comandante do Batalhão de Aviação da BM, Major Leandro Brandão dos Santos e Soldatelli relembraram a história da aviação e foi informado pelo pintor que os helicópteros EHY e EHZ são do ano de 1982 e ainda atuam no policiamento, inclusive um dos oficiais presentes salientou que o helicóptero EHZ atuou na Operação do último domingo em que vários criminosos foram presos na Vila dos Sargentos, em Porto Alegre.

O Comandante-Geral, Coronel Mohr agradeceu a homenagem recebida e já tentava decidir em que parte da sala colocaria o presente. Ele ainda parabenizou ao efetivo do BAvBM pelo dia 29 d ejunho que é comemorado o Dia Nacional de Aviação de Segurança Pública. Cabe salientar que nesse mesmo dia foi criada a medalha do Mérito Aeronáutico de Segurança Pública, homenagem que leva o nome do oficial da BM, Major Ibes Carlos Pacheco, falecido após acidente aeronáutico em 2004.

O Comandante do Batalhão de Aviação, Major Leandro Brandão  salientou que o pintor tem uma história muito própria e adequada a história da aviação e que além de ser um excelente mecânico se destaca por outro dom: “Paralela a sua carreira, ele também é um grande artista, uma pessoa com mais de três mil obras publicadas,  então é uma honra muito grande da gente ter ele conosco no Batalhão da Aviação  e a materialização da qualidade dele estão nessas duas obras que ele faz entrega hoje ao Comandante-Geral que são obras que retratam a atividade do Batalhão de Aviação em prol da sociedade.”, concluiu.

 

Texto: Soldado Adriély Escouto/PM5

Foto: Sargento Everton Ubal/PM5

Brigada Militar