Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar fortalece a segurança pública habilitando185 policiais militares à graduação de 2º Sargento

Publicação:

No campo do estádio, aparecem da esquerda para a direita, o Comandante-Geral, o Secretário de Segurança Pública, o Vice-Governador, a Soldado PM condecorada e seu padrinho.
Primeiro lugar no CTSP, sd PM Kristi Moraes Pereira, recebe condecoração das mãos das autoridades e do padrinho - Foto: SD PM Ribeiro PM5
Aparecem duas fileiras de coronéis, sendo que na primeira, aparece à esquerda o diretor do Dep. de Ensino. Na sequência, estão o Chefe do Estado-Maior, o Subcomandante-Geral e o Comandante-Geral da Brigada Militar.
Da esquerda para a direita: Cel PM Jorge Dirceu, Cel PM Luigi, Cel PM Douglas e Cel PM Feoli - Foto: SD PM Ribeiro PM5

A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (28/11), no campo do Estádio General Cypriano da Academia de Polícia de Porto Alegre. O vice-governador Gabriel Souza prestigiou o evento ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, Mário Ikeda, do comandante-geral da Brigada Militar, Coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, do subcomandante-geral da Brigada Militar, Coronel PM Douglas da Rosa Soares, do Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira, e das demais autoridades militares e civis, familiares e amigos dos formandos.

No campo do estádio, os PMs estão em filas. Em destaque aparece uma policial militar feminina.
Os 185 soldados concluíram 690 horas-aula no CTSP - Foto: SD PM Ribeiro PM5

Os 185 soldados concluíram 690 horas-aula, iniciadas em 04 de agosto deste ano, do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP)/Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar, que possibilita uma ascensão profissional. A partir desta Formatura, os policiais militares estarão habilitados à promoção na carreira de nível médio da Brigada Militar em consonância com a matriz curricular nacional. Entre as disciplinas preparatórias para o desempenho das funções atinentes à graduação de 2º sargento, estão técnicas de ensino, de direito penal e penal militar, de inteligência policial, de patrimônio e orçamento, e de gerenciamento de crise.

A PM formada chora e abraça a madrinha.
Formatura no CTSP é marcada pela emoção - Foto: Sd PM Ribeiro PM5

O curso coordenado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Porto Alegre, com a supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar, fundamenta-se nos conhecimentos acadêmicos para uma polícia cidadã e norteada no princípio do Estado Democrático de Direito. Os militares estaduais que obtêm o primeiro lugar no CTSP são condecorados com a Medalha “Coronel Massot” que, nesta edição do Curso, foi entregue pelo Vice-Governador, pelo Secretário de Segurança Pública e pelo Comandante-Geral para a soldado PM Kristi Moraes Pereira.

Em seus discursos, as autoridades parabenizaram os formandos e abordaram os benefícios de mais esta conquista para a sociedade. O Secretário Estadual de Segurança Pública destacou que a habilitação de sargento é responsável “pela integridade estratégica, tática e operacional que permeia todos os níveis de gestão, mantendo uníssono e no rumo certo a Brigada Militar”. Disse, ainda, que “a sociedade vai colher os frutos pela qualificação dos quadros da Instituição que salvaguarda a paz do povo gaúcho”.

Momento de comemoração dos PMs ao final da solenidade de formatura no campo do estádio; batem palmas, vibram e sorriem.
Os PMs estão habilitados à graduação de 2º Sargento - Foto: SD PM Ribeiro PM5

O Vice-Governador, Gabriel Souza, que é paraninfo desta turma do CTSP, ressaltou os avanços registrados pela segurança pública no âmbito da Brigada Militar, que recebeu mais de 700 viaturas novas nos últimos 18 meses. “Colaboramos para que os policiais militares tenham as condições para cumprirem a sua missão, também por meio de viaturas adequadas, potentes, semiblindadas,” lembrou, acrescentando a previsão de ingresso de 1.200 novos servidores para a Corporação e o consequente fortalecimento da segurança pública do Rio Grande do Sul.

O Comandante-Geral da Brigada Militar abordou o contexto de desafios crescentes que  exigem uma atuação técnica, equilibrada e humana. “Esta é a base para realizar aquilo que se espera de nós sem transpassarmos a inegociável linha da legalidade,” afirmou, reiterando o total apoio do Comando para disponibilizar os meios visando o efetivo cumprimento das missões.

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar