Brigada Militar aumenta 50% a apreensão de drogas em janeiro
Grandes apreensões ampliam o volume semanal de drogas retirado das ruas
Publicação:
A apreensão de 2,7 toneladas de drogas no primeiro mês de 2026, representa um salto de 50% em relação a janeiro de 2025, quando foram apreendidas 1,8 toneladas no Rio Grande do Sul.
Estes resultados decorrem de duas grandes apreensões concretizadas pela Brigada Militar. A mais recente, foi no sábado (31/01) em Ernestina, numa ação do CRPM Planalto e 3º BPChq. O veículo abordado transportava diversas caixas contendo maconha distribuídas em tabletes, totalizando 1,1 toneladas. Os policiais militares ainda localizaram uma pistola no veículo e o homem acabou preso.
Com esta grande apreensão, no período entre 25 e 31 de janeiro, a Brigada Militar apreendeu 1.606,72 quilos de drogas, sendo que a maconha representou mais de 68% desse total. Em segundo lugar, ficou a apreensão de crack e, em terceiro, de cocaína.
Já na primeira grande apreensão em janeiro, também num sábado (17/01), foram apreendidos 630 quilos de maconha em Passo Fundo por meio de ação conjunta entre o 3º RPMon, 3º BPChq e Polícia Rodoviária Federal. Dessa vez, três homens acabaram presos. A apreensão total registrada pela Brigada Militar na semana dos dias 11 a 17, foi de 1.381,87 quilos de drogas. As grandes apreensões são fruto do trabalho de inteligência em conjunto com as Unidades da Brigada Militar e em ações integradas com as demais forças de segurança.
O comandante do CRPM-Planalto, coronel PM Rogerio Schmidt Navarro atribui o sucesso desse resultado em janeiro à integração entre as agências locais de Inteligência das Unidades da Brigada Militar e, com os demais órgãos de segurança pública, amplificando a coleta e o compartilhamento das informações. Ele destacou que, mensalmente, promovem uma reunião entre os membros das agências locais subordinadas e os membros das Agências Locais especializadas. “Há dois anos fazemos essas reuniões de trabalho e, ainda, realizamos competição de tiro e almoço, inclusive contando com a participação de agentes dos demais órgãos de segurança da região,” relatou o comandante Navarro.
Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM