Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do 22º BPM

Brasão 22
Brasão 22

DECRETO Nº 46.279, DE 08 DE ABRIL DE 2009.

(publicado no DOE nº 067, de 9 de abril de 2009)

 Institui o Brasão de Armas do 22° Batalhão de Polícia Militar (22° BPM) da Brigada Militar, sediado. no Município de Lajeado.

 A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo n° 82, inciso V, da Constituição do Estado;

 D E C R E T A:

 Art 1° - Fica instituído o Brasão de Armas do 22° Batalhão de Polícia Militar (22° BPM) da Brigada Militar para ser adotado com observação ao modelo constante no Anexo Único deste Decreto, conforme as seguintes descrições:

I - BRASÃO DE ARMAS:

a) Escudo:

1. Um Escudo estilo Alemão pleno, com ponta, com bordadura em blau (azul), sobre campo prata (branco).

 b) Atributos Brasonáveis:

1. No coração, uma ametista aramada, em violeta, sobre a qual está inscrito o número 22. No centro da ponta, um par de Pistolas de Clark, em metal jalne. (ouro).

 c) Simbologia Heráldica:

1. Escudo: estilo alemão, preiteia a etnia dos primeiros imigrantes que se fixaram na origem do município-sede, trazendo, com sua pujança e empreendedorismo, o notável progresso é destaque que a região alcançou no contexto estadual. A referência à imigração rende, também, homenagem à etnia italiana, de expressiva contribuição regional, ocupando, em segundo momento, a região mais alta do Vale do Taquari, onde se situa o Batalhão.

2. Bordadura: traduz a noção de limites e de segurança, sugerindo, pela significação heráldica e simbólica do esmalte blau, o princípio norteador da Unidade que é o da serenidade, aliado à inteligência.. Assim, a racionalidade, ou a inteligência serena, será a estrela-guia do Batalhão e indicará o caminho em sua atuação.

3. Campo em metal prata: remete à paz e à ordem, à ausência de turbações, cuja busca e promoção .constitui o fundamento último e maior da Organização Policial Militar.

4. Símbolo: ametista, significando humildade, virtude de todo desejável ao policial militar, dedicado, por sagrado juramento, inteiramente ao serviço da - comunidade. Associa-se, ainda, a uma das primeiras atividades econômicas do município-sede, quando avançou além da lide agropecuária, valendo-lhe, a extração e lapidação desta gema, o epíteto de capital da pedra semipreciosa.

5. Esmalte: violeta significa, no simbolismo das cores, a simplicidade e a humildade, virtudes buscadas naqueles que consagram suas carreiras e suas vidas ao serviço da comunidade, em atuação permanente e diligente, avessa à ostentação.

6. Numeral: no coração da jóia, o indicativo' numérico da Unidade, o número 22. Além da referência ordinal, alusão ao órgão Policial Militar, indica a dedicação.

7. Pistolas de Clark: suportando a ametista, indica que a Unidade pautar-se-á pelas virtudes do mais nobre dos metais: incorruptível, capaz de conduzir-se de acordo com as situações, sem deixar, entretanto, de conservar seus valores maiores. Na tradição grega, representa o trinômio luz conhecimento-brilho, associado, enquanto metal, à força e valor, indicando que a força representada pelas armas deve fazer par com a inteligência e a sabedoria, mantendo, como princípio inarredável, o apego aos valores institucionais e à lei.

 Art. 2º - O Distintivo Histórico é constituído pelo escudo do Brasão de Armas e adornos exteriores, com dimensão máxima de 0,06m. de largura por 0,07m de altura, sendo considerado distintivo de braço.

 Art. 3º - O Comandante-Geral da Brigada Militar expedirá normas de cerimonial e instruções de uso das honrarias instituídas por este Decreto.

 Art. 4° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

 PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 08 de abril de 2009.

Brigada Militar