Brasão do 15º BPM
Normatizado por meio do Decreto Estadual nº 55.339 de 29 de junho de 2020 o Brasão de Armas do 15º Batalhão de Polícia Militar.
DESCRIÇÃO:
“Em estilo Espanhol, com campo em esmalte azul e borda em esmalte amarelo; no entorno uma corrente em metal prata no estilo Fígaro com vinte e dois (22) elos unidos, reverenciando a união, a família do OPM “15º BPM”; ao centro a figura de uma chama, a alma do fogo em esmalte laranja simbolizando a purificação, iluminação e o espirito; sobreposta à figura de duas garruchas cruzadas (Pistolas de Clark) símbolo das Polícias Militares com suas cores originais; ao centro a figura do punhal, também conhecido como Athame faca ritualística, com cabo preto é imagem da luta e vontade de vencer representando ainda honra, vitória e êxitos.
A corrente simbolizando a união, um elo, físico e espiritual, também o símbolo dos laços entre o céu e a terra em representação a uma ligação entre os seres do universo. A corrente significa, ainda, os laços de coordenação, encadeamento e união, representando a comunidade, a família, e o tipo de ação coletiva em comum;
A chama simboliza alma do fogo, purificação, iluminação, amor espiritual e representa o espírito, bem como a transcendência, está associada ao clarão da granada, artefato bélico que arrebenta e destrói o que se encontra nas suas proximidades. O fogo simboliza, ainda, a vida, o conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão, o espírito.
As garruchas cruzadas, também conhecidas como Pistolas de Clark é o símbolo das Polícias Militares;
O punhal, também conhecido como Athame é uma faca ritualística com cabo preto e lâmina de fio duplo. Simboliza a força, o poder, vitória e superação, imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra, vitória e êxitos;
A Prata significando pureza, serenidade, simplicidade, prudência, o Azul significando a justiça, lealdade e piedade; O Laranja entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação e encorajamento; O Amarelo luz, poder, nobreza e força; ”