Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM forma primeira turma de oficiais especialistas na Patrulha Maria da Penha

22 gestores foram formados na capacitação

Publicação:

Foto mostra um auditório com oficiais sentados durante a formatura
Oficiais foram preparados para se tornarem multiplicadores e gestores nas PMP - Foto: Soldado Lucas Oliveira/PM5

Nesta sexta-feira (11/10), a Brigada Militar celebrou a formatura da 1ª edição do Curso de Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Gestão da Patrulha Maria da Penha. A formação, que ocorreu de 7 a 11 de outubro, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, teve carga horária de 60 horas e foi ministrada pela major Vanessa Peripolli.

O curso visa aperfeiçoar a atuação da Brigada Militar no atendimento de situações que envolvam violência doméstica e de gênero, bem como das Patrulhas Maria da Penha no acompanhamento das Medidas Protetivas de Urgência, objetivando a prevenção de novas agressões e o feminicídio.

Os oficiais foram preparados para se tornarem multiplicadores, na qualidade de instrutor, dos cursos de capacitação para o efetivo, assim como gestores das Patrulhas Maria da Penha em suas unidades.

O currículo incluiu disciplinas essenciais, como "Entendendo a Violência Baseada em Gênero", que abordou a dinâmica dos direitos humanos e a comunicação adequada no atendimento às vítimas, além de técnicas de prevenção e combate à violência doméstica.

O curso destacou a importância da Patrulha Maria da Penha como um recurso fundamental na rede de proteção das mulheres, oferecendo suporte e assistência em casos de violência.

A Brigada Militar reafirma seu compromisso de enfrentar a violência doméstica com seriedade e competência, capacitando cada vez mais seus profissionais para garantir a segurança e a dignidade das mulheres no Rio Grande do Sul.

Brigada Militar, Patrimônio do Povo Gaúcho

Edição: 2º Sgt Fernanda

Brigada Militar