Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balanço operacional: BM apreende 1,7 tonelada de drogas durante o mês de maio

Levantamento também aponta mais de 7,6 mil prisões e apreensão de 400 armas de fogo

Publicação:

Foto mostra policial militar apertando a mão de um cidadão que está andando de bicicleta.
BM empregou média de 5,3 mil PMs por dia em maio no estado - Foto: Sargento Andressa Rufato/PM5

A Brigada Militar divulga o balanço operacional do mês de maio de 2026, com os principais resultados operacionais da Corporação. Entre os principais destaques, durante o período, foram apreendidos 1.714 quilos de drogas em todo o Rio Grande do Sul, o que resulta em uma média diária de 55 quilos.

No rol dos entorpecentes apreendidos, estão maconha, com 1,62 tonelada. As apreensões de cocaína somaram 51,4 quilos, enquanto as de crack totalizaram 42,76 quilos. Um outro indicador relevante do mês foi o número de prisões, que atingiu a marca de 7,69 mil, resultando em uma média de 248 por dia e 10 por hora. Ainda foram apreendidas 400 armas de fogo.

No âmbito das ações preventivas, foram fiscalizados um total de 22,5 mil estabelecimentos comerciais e 22 mil escolas. As equipes da Brigada Militar também visitaram 9,3 mil pessoas atendidas pelas patrulhas Maria da Penha, resultando em uma média de 302 atendimentos por dia.

Para a execução das ações, a Corporação empregou uma média de 5,3 mil policiais militares e 1,4 mil viaturas por dia. Também houve a utilização média diária de 35 drones e duas aeronaves. Com esses recursos, a Brigada Militar atendeu 67,4 mil ocorrências no mês.

--
Texto: PM5

Brigada Militar