Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 7° RPMon

Sede do 7° RPMon
Sede do 7° RPMon

Em 13 agosto 1929 a Brigada Militar assumiu o Policiamento Ostensivo em Santo Ângelo, sendo que o efetivo estava subordinado ao 3º Regimento de Cavalaria de Passo Fundo.

No ano de 1957 passou a pertencer ao 1º RPMon, em seguida ao 7º BPM e na década de 70 para o 14º BPM.

Em 1982 foi criada 1ª companhia PM independente, sendo que com a reestruturação da Brigada Militar, na data de 09 setembro 1998, passou a ser a companhia de Santo Ângelo com responsabilidade territorial somente sobre o Município.

Em 15 de maio de 2001, o OPM passou a denominar-se destacamento especial, com abrangência territorial nos Municípios de Santo Ângelo, Entre Ijuís, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro, Vitória das Missões, Sete de Setembro e Guarani das Missões, subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste, com sede em Santa Rosa.

 Em 20 de agosto de 2002, passou a denominar-se 27º Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade territorial somente sobre o Município de Santo Ângelo, subordinado ao comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste.             

Em 17 de dezembro de 2004 passou a denominar-se 7º Regimento de Polícia Montada.

A unidade executa as ações de polícia ostensiva e guarda externa do Presídio Regional de Santo Ângelo, com a missão de preservação da incolumidade física dos cidadãos e manutenção da ordem pública na sua área de ação.

 A sede do OPM está localizada na RS 344, no km 97, com uma área de 50.000 m², onde foram construídos 1.017 m².

O 7º RPMon está desdobrado operacionalmente em dois esquadrões, sendo que o 1º esquadrão é responsável pelo Policiamento Ostensivo no Município de Santo Ângelo e pelas operações especiais através de um Pelotão de Força Tática, este esquadrão abrange também, os Municípios de Cerro Largo, Salvador das Missões, Ubiretama, Guarani das Missões e Sete de Setembro.

 O 2º esquadrão é responsável pela guarda externa do Presídio Regional de Santo Ângelo e Policiamento Ostensivo nos Municípios de São Miguel das Missões, Vitória das Missões, Eugênio de Castro, Entre Ijuís e Giruá.

O 7º RPMon através dos seus esquadrões desenvolve o policiamento comunitário, implantando uma nova filosofia de trabalho na área da segurança pública.

O atual comandante do 7º RPMon , é o Tenente Coronel Edilson Della Flora Góes.

 

Locais

Conteúdos relacionados

Brigada Militar