Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 1° BPAT

O 1º Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas (1ºBPAT) foi criado a 18 e instalado a 19 de novembro de 2004, a partir do extinto Comando Regional de Policia Ostensiva Hortênsias, ficando inicialmente subordinado ao Comando dos Órgãos de Policia Militar Especiais (COE), sendo hoje integrante do Comando Regional de Policia Ostensiva Serra, com sede em Caxias do Sul.

Com sede no município de Gramado o 1º BPAT tem a área de responsabilidade territorial abrangendo onze municípios que constituem a Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e do Vale do Rio Paranhana.

A unidade atende a política do Comando Geral da Brigada Militar, no que tange a especialização das atividades de Polícia Ostensiva, como forma de melhor se inserir nas comunidades, caso concreto, responde de forma direta aos anseios sociais por aliar conceitos de segurança e turismo.

Especificadamente acerca da demanda determinada pelo turismo às cidades que compõem a região das Hortênsias, notadamente Gramado, Canela e Nova Petrópolis, a Região dos Campos de Cima da Serra, com ênfase para São Francisco de Paula, Jaquirana e São Jose dos Ausentes e ainda, o Vale do Paranhana com destaque para as cidades de Igrejinha e Três Coroas, recebendo em conjunto mais de dois milhões e meio de turistas por ano.

Facilmente se percebe que o Batalhão esta inserido no maior complexo turístico do Estado, com reflexos diretos na economia e na imagem Institucional da Corporação e do Estado do Rio Grande do Sul no cenário nacional e internacional.

Assim a Brigada Militar também é vista e percebida nacional e internacional a partir do 1º BPAT, que presta seus serviços em eventos como: Natal Luz, Temporada de Inverno, Festival Brasileiro e Latino Americano de Cinema de Gramado, a Festa Nacional da Música de Canela, a Oktoberfest em Igrejinha, Chocofest e Festimalhas (Nova Petrópolis), o campeonato Mundial de Canoagem de Corredeiras “Rafting” de Três Coroas, além de mais de 200 eventos anuais previsíveis nos quais o Batalhão se insere diretamente garantindo o êxito dessas iniciativas.

Assim, o 1º BPAT presta de forma diferenciada, com dedicação na prestação de seus serviços a todos os turistas e visitantes, bem como à comunidade local.

Todo este trabalho, aliado as belezas naturais, pontos turísticos, hotelaria e gastronomia, organização social e comunitária, faz esta região ser considerada um dos roteiros turísticos mais seguros do Brasil.

Brigada Militar