Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vale dos Sinos: São Leopoldo e Novo Hamburgo estão em entre as dez cidades mais seguras do estado

Entenda como os índices criminais reduziram significativamente na região

Publicação:

Uma dupla de policiais militares, sendo um homem e uma mulher, a frente de uma viatura da Brigada MIlitar em um praça em São Leopoldo
Segundo a ONU, os municípios apresentaram taxas inferiores a dez assassinatos para cada 100 mil habitantes - Foto: Sd Torres/25º BPM

Duas cidades que integram a região do Vale dos Sinos compõem o ranking das dez cidades mais seguras do estado do Rio Grande do Sul. A informação é do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras, que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde. Em 2024, os municípios apresentaram taxas inferiores a dez assassinatos para cada 100 mil habitantes, números que se encontram fora do índice de violência epidêmica estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No último ano, os indicadores criminais na região do Vale dos Sinos apresentaram uma redução significativa quando comparados ao ano anterior. Crimes como roubo a pedestre reduziram 36% em relação ao ano passado, enquanto o roubo a estabelecimentos comerciais apresentou redução de 29% em relação a 2023.

Já os crimes de furto arrombamento e furto de veículo caíram 24% em 2024. Os roubos a residência e de veículos reduziram 21 e 20%, respectivamente. O homicídio doloso também apresentou queda, reduzindo cerca de 3% no somatório geral.

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Rio dos Sinos, coronel PM Luís Felipe Neves Moreira, atribui os resultados ao trabalho de gestão realizado pela Brigada Militar na tomada de decisões que envolvem a segurança pública. "Quando comparamos os indicadores criminais com os índices de anos atrás, percebemos o quanto a segurança pública tem evoluído de forma inteligente em nossa região. Tratam-se de resultados obtidos através da gestão da Brigada Militar em conjunto com os comandantes regionais e locais, com o fito de por em prática as estratégias adotadas pelo Governo do Estado através do Programa RS Seguro. Essa redução no Vale dos Sinos segue o mesmo patamar de redução que ocorre no estado, com reduções em todos os indicadores criminais priorizados pelo Programa RS Seguro", afirmou o coronel PM Neves.

Dentre as estratégias adotadas para promover os resultados de redução criminal, o coronel PM Neves destaca a otimização de recursos e o planejamento inteligente de policiamento ostensivo. Para tanto, a instituição trabalha com fiscalizações sistêmicas, empregando seu efetivo de forma inteligente e otimizando recursos nos locais onde há maior vulnerabilidade à violência. Há, ainda, a realização de reuniões periódicas com as comunidades e também com os comandantes locais, a fim de gerir os recursos de segurança e garantir a redução dos índices criminais e o aumento da sensação de segurança dos munícipes.

Em 2024, a Brigada Militar apreendeu mais de 500 quilos de entorpecentes e 200 armas de fogo, além de ter prendido em flagrante mais de 3 mil pessoas na região do Vale dos Sinos. Para 2025, o comandante regional afirma que o planejamento de trabalho já foi elaborado e seguirá os mesmos moldes do ano passado, mas agora com o acréscimo de efetivo formado nas últimas turmas da corporação e que já atua na região.

"Haverá também a formação das Forças Táticas e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) atuando em grupo em todo o Vale dos Sinos, em locais e situações pontuais. Todo o trabalho desempenhado por nós no ano passado, será realizado também neste ano, mas a cada ano com acréscimo de inteligência nas informações. Trabalhamos com nossos agentes de inteligência no monitoramento, o sistema GESeg (Gestão Estatística da Segurança Pública) nos dá informações importantes e necessárias para planejamento, então nós planejamos as ações e as desenvolvemos de forma inteligente, com base nas informações que mapeamos e captamos através de nosso trabalho e nossas ferramentas. Aliado à isso, não podemos deixar de mencionar a inteligência do nosso efetivo que está 24h por dia nas ruas, ouvindo a população e percebendo seus anseios. Isso também nos auxilia muito no planejamento do policiamento", concluiu o coronel PM Neves.

As cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo estão entre as mais populosas da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região, identificada como subdivisão embrionária da Área de Concentração Populacional (ACP) de Porto Alegre, tem como centro a aglomeração formada por Novo Hamburgo e São Leopoldo e representa cerca de 12% do PIB estadual.

Fonte: Comunicação Social do CRPO-VRS.
Brigada Militar