Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Três décadas depois, foto para mostrar a importância do Pelotão de Motociclistas da BM é reconstruída

Tenente Godoy foi fotografado em 1990, com sua Kawasaki; No último dia 17, o Sargento Vanderlei refez a foto, desta vez com uma

Publicação:

13
Três décadas depois, foto para mostrar a importância do Pelotão de Motociclistas da BM é reconstruída

Ágeis, corajosos, necessários. Essas são algumas das virtudes dos Policiais Militares que integram o Pelotão de Motociclistas do Comando Rodoviário da Brigada Militar e que contribuem para a execução das mais variadas atividades realizadas pela Corporação. Casos como o do Tenente da reserva Godoy e o Sargento Vanderlei, dois pilotos experientes, que tiveram pouco contato um com o outro, mas, ainda assim, compartilham da mesma paixão e lembranças das missões cumpridas sobre duas rodas.

No dia 17 de setembro, quando se encontraram novamente, além de reviverem atividades como a desobstrução do trânsito, ações de patrulhamento urbano ou rodoviário, escoltas, desfiles e solenidades, que muitas vezes desempenharam, os dois receberam outra tarefa: reconstruir uma foto mais de três décadas depois, em uma homenagem à todos os motociclistas da Brigada Militar.

O objetivo foi seguir a mesma ideia de Godoy, quando, montado em uma motocicleta Kawasaki 1000 cilindradas, do ano de 1987, posou para a foto. “Estávamos reunidos para receber uma instrução sobre um evento especial. Eu não me lembro qual, mas era uma missão importantíssima”, conta o Tenente. Na imagem, registrada há mais de 30 anos atrás, no pátio do antigo Batalhão de Choque da Brigada Militar, além de estar com a moto mais potente do pelotão, ao lado também estava o principal helicóptero da frota da Brigada Militar.

Com a fotografia original em mãos e as super máquinas utilizadas atualmente pela corporação - motocicleta Super Ténéré 1200 e helicóptero AW119 (Koala), Vanderlei pôde recriar a primeira imagem e, além disso, reforçar a qualidade dos equipamentos disponíveis em prol da segurança pública do Estado. “Para mim foi uma grande homenagem, (ainda mais) por ter feito parte do Pelotão de Motos por 21 anos”, ressaltou o Sargento.

Finalizando um momento nostálgico, que uniu mais de meio século de serviços prestados à população residente no Rio Grande do Sul, o Tenente Godoy e o Sargento ainda destacaram a evolução das motocicletas, que, segundo eles, contribuem para os serviços prestados pelos novos Policiais Militares que, assim como eles fizeram durante anos, realizam com excelência a missão de compor o Pelotão de Motociclistas da Brigada Militar.

Brigada Militar