Solenidade oficializa major no comando do 8º BPM

Major Tomazi, subcomandante do 8º BPM, transmite o cargo ao major Paulo Eduardo
Major Tomazi, subcomandante do 8º BPM, transmite o cargo ao major Paulo Eduardo - Foto: Jussara Pelissoli

Solenidade na tarde da quarta-feira (04/12), em Osório, oficializou a passagem de comando no 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). O major Paulo Eduardo Dutra dos Santos recebeu o comando do major Vanderlei Tomazi, subcomandante do Batalhão.

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), coronel Marcel Vieira Nery, presidiu os atos oficiais da passagem de comando. Ao se pronunciar, ele afirmou que, apesar do atual momento histórico no país, estados e municípios, caracterizado pela reestruturação de direitos na carreira de servidores e de suas aposentadorias, “jamais nos desviaremos de nossos misteres constitucionais, pelo contrário, na semana passada tivemos uma jovem policial de 28 anos, a soldado Marciele, que entregou a sua vida para cumprir a sua missão.” O coronel Marcel salientou a Operação Golfinho, que se aproxima, e que o major Paulo Eduardo está diretamente integrado ao planejamento das ações para a temporada 2019/2020.

O major Paulo Eduardo, na prática, vem comandando o 8º BPM desde o início de novembro, com a ida para a reserva remunerada do ex-comandante, tenente-coronel Alessandro Prestes. O major Paulo Eduardo tem sob sua responsabilidade as ações de policiamento em onze municípios do Litoral Norte, além de Osório.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades militares e civis, entre elas o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão; o secretário municipal da Segurança Pública e Trânsito, Ricardo Fraga Cardoso; o vereador Ed Moraes; a promotora de Justiça Cristiane Della Mea Corrales; o coordenador do Grupo Golfinho, tenente-coronel José Carlos Trevisan; os comandantes do 2º BPAT, tenente-coronel Claudiomir Souza de Oliveira e da Esfes/Osório, major Aurélio da Rosa.