Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desembargador Jauro Von Gehlen é promovido ao posto de coronel da BM

Cerimônia ocorreu nesta segunda-feira no quartel do comando-geral

Publicação:

WhatsApp Image 2020 02 10 at 11 11 57
10114147-whatsapp-image-2020-02-10-at-11-11-57.jpeg - Foto: Robson Alves/Brigada Militar

Na segunda-feira (10/2), ocorreu no Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, o ato solene de promoção ao posto de coronel da Instituição ao senhor Desembargador Jauro Von Gehlen.

O Desembargador Jauro Von Gehlen ingressou no Centro de Instrução Militar, hoje Academia de Polícia Militar, no ano de 1961.

Seus colegas foram declarados aspirantes a oficiais em 18 de novembro de 1964. Embora aprovado com excelente classificação, poucos dias antes da formatura foi excluído da academia, em razão de uma punição indevida.

Anos depois o comando-geral determinou a reinclusão do jovem cadete na academia, onde acabou repetindo em 1965 o último ano do curso de formação de oficiais.

Declarado aspirante a oficial em novembro de 1965, serviu em duas unidades de cavalaria da corporação: o Regimento Bento Gonçalves, em Porto Alegre, e o 3° Regimento de Polícia Montada sediado em Passo Fundo.

O Estado do Rio Grande do Sul não negou nenhum dos fatos apurados na sindicância da Brigada Militar, que concluiram a veracidade dos fatos.

O processo de promoção foi assinado pelo Governador do Estado e publicado no Diário Oficial da nossa unidade Federativa.

“Foi muito importante para mim a celebração do ato de retorno a caserna, com todas as merecidas honras, ao seio da corporação que foi de meu pai e que nunca deixou de ser minha”, expressou o desembargador coronel Jauro.

Prestigiaram a solenidade o representante do Tribunal de Justiça do Estado, presidente do Conselho de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco José Moesch, o comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, o comandante do Comando Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, entre outras autoridades civis e militares.

Comunicação Social/ PM5
Texto: soldado Tamara Moiano/Brigada Militar
Fotos: soldado Robson Alves/Brigada Militar

Brigada Militar