Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 2°BPM

Policiamento Ostensivo
Mirante da Orla do Rio Jacuí

Em 15 de Fevereiro de 1893, com a denominação de 2º Batalhão de Infantaria, foi criado o 2º BPM. Instalado inicialmente junto ao Quartel de Infantaria da Capital do Estado, tendo como seu primeiro Comandante, o Ten Cel Cypriano da Costa Ferreira, o qual posteriormente assumiria o Comando Geral da Brigada Militar.

Ainda em 1893, foi deflagrada a revolução Federalista e a Tropa do 2º Batalhão marchou para várias localidades do nosso Estado, travando verdadeiras operações de guerra na tenaz perseguição às forças revolucionárias, lideradas pelo rebelde Gomercindo Saraiva.

Em Março de 1894, travou-se a MEMORÁVEL COMBATE DE TRAÍRAS, sendo a unidade feroz e impiedosamente atacada pelo inimigo. Este marco militar destaca a BRAVURA LEONINA do 2º Batalhão de nossa Brigada Militar, comandado heroicamente pelo Ten Cel Cypriano da Costa Ferreira.

Teve início assim, a história do “Batalhão 2 de Ouro”, marcada pela VALENTIA e pelo HEROÍSMO  de seus homens, que legaram o sangue e o suor para a manutenção da legalidade imperiosa no Rio Grande do Sul e em outros Estados da Federação, citando a região do Contestado em Santa Catarina e o norte do Estado de Goiás, onde mais uma vez honrou as brilhantes tradições da tropa Estadual, defendendo com ARDOR e ENTUSIASMO as Instituições Governamentais ameaçadas pela anarquia.

Em 18 de Abril de 1970, o Batalhão foi transferido de Santa Maria para o Município de Rio Pardo, com abrangência de vinte e nove Municípios. Nesta época o Governador do Estado era o Cel da BM Walter Peracchi Barcelos

A partir de 1998, resultante da nova reestruturação da Brigada Militar, o 2º BPM passou a exercer sua atividade exclusivamente no Município de Rio Pardo, com a responsabilidade pela prestação dos serviços afetos à segurança pública, oportunizando a manutenção da ordem pública e a incolumidade física e patrimonial dos cidadãos, além de desempenhar outras missões de cunho policial e assistencial, consoante às leis Constitucionais.

Após nova reestruturação, o 2° Batalhão de Policia Militar teve agregado a sua área de responsabilidade os municípios de Pântano Grande e Encruzilhada do Sul. 

O 2º BPM, há 49 anos instalado no município de Rio Pardo, pertence ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, assim como mais 02 Batalhões, compreendendo o total de 30 municípios. Durante sua existência, estiveram à frente do Comando do Batalhão 49 oficiais.

Dentre as missões do 2°BPM, estão às atividades de policiamento ostensivo e patrulhamento diário através do Pelotão de Operações Especiais (POE), Patrulha Rural, e, em apoio ao Policiamento Preventivo, o PROERD e Palestras realizadas nas Escolas e na Comunidade. Na sede do batalhão ainda funciona um Polo de Ensino de Formação de Soldado e Sargentos, sendo que já foram formadas mais de 31 turmas de Soldados e mais de 05 turmas de Sargentos.

Brigada Militar