Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidores de órgãos da Segurança Pública realizam reunião de nivelamento com profissionais do Hospital Bruno Born, em Lajeado

Publicação:

96b65f5e 377c 41c5 9ad2 73a5cb1befa0
Reunião com HBB - Foto: Brigada Militar

Na tarde de quinta-feira (19/3), servidores de órgãos de Segurança Pública, entre eles o estiveram reunidos com profissionais do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado.

O objetivo foi o de equiparar as informações e encaminhamentos a serem realizados pelos trabalhadores que não podem parar suas funções, como os policiais e os bombeiros, durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

O encontro aconteceu no auditório do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT).

"Pensando em não aglomerar pessoas, a reunião foi com pouca gente, em uma sala bem ventilada para evitar o risco. O importante é ouvir dos médicos sobre a condução e protocolos para evitar que evoluam as situações de contaminação, pois os trabalhadores da segurança estão na rua para nos defender", diz o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli.

Ele também informou que um vídeo da palestra foi gravado para que haja divulgação entre todos os órgãos de segurança;

Segundo o comandante interino do CRPO-VT, tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, embora a recomendação seja de não promover reuniões, é de extrema importância alinhar as ações de acordo com as orientações dadas pelos profissionais do HBB.

"Nosso pessoal está diretamente na rua, na maioria do tempo em contato com outras pessoas, efetuando prisões, abordando", diz o chefe da Brigada Militar no Vale do Taquari.

Ainda segundo Maya, apenas abordagens repressivas estão sendo realizadas a fim de evitar ao máximo o contato humano.

"É muito importante que o policial saiba se proteger na hora da abordagem e para que ele possa orientar a pessoa como se proteger. Se a guarnição se deparar com uma situação em que as pessoas estão cometendo equívocos, ele tem capacidade de orientar sobre o comportamento correto."

O que fazer com o paciente que apresenta sintomas também foi um dos assuntos da reunião. "Não levaremos essa pessoa para o hospital, a não ser que apresente problemas respiratórios", complementa o tenente-coronel.

EMBM/PM5

Fonte: Informativo

Edição e publicação: Est. Gabriela Castro/PM5

Brigada Militar