Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar forma 73 novos tenentes

Publicação:

Card da formatura do CBAPM mostra foto de formando fardado em segundo plano e, em primeiro plano, dizeres com dados sobre o evento, a data e o local de realização
Formandos totalizam 60 homens e 13 mulheres - Foto: Sd Loureiro/DE
Por Comunicação Social do Departamento de Ensino

A Brigada Militar realiza a formatura do Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM), na manhã do sábado (28/01), às 9h, no Estádio General Cypriano, no complexo do Departamento de Ensino da BM. São 73 alunos-tenentes que encerram o curso e estão habilitados à promoção ao posto de tenente.

O CBAPM é a capacitação que habilita os primeiros-sargentos à promoção ao posto de 1º tenente. Esse curso, que iniciou em 16 de novembro de 2022, contou com uma carga-horária de mais de 540 horas de instruções teóricas e práticas, além de estágio que possibilitou a experimentação e testagem do aprendido.

São 60 homens e 13 mulheres que completam o curso com disciplinas de gestão de pessoas, gerenciamento de crise e mediação de conflitos, direito penal militar e investigação preliminar entre outras, reunindo atividades presenciais e em modalidade de ensino a distância. O curso foi supervisionado pelo Departamento de Ensino, coordenado e executado pela Academia de Polícia Militar.

Na solenidade os policiais militares receberão das mãos dos seus padrinhos e madrinhas a espada que simboliza o avanço para o novo posto na Corporação.

Dados históricos

Nestes vinte e cinco anos do Cursos Básicos de Administração Policial Militar, a Brigada Militar já formou 1.965 primeiros-tenentes, divididos em 17 turmas, sendo 1813 homens e 152 mulheres que agregaram conhecimentos na tropa, seja em funções de comando de pelotão ou exercendo atividade de analista.

A turma que se forma agora no final deste mês é a terceira chamada do processo seletivo aberto em maio de 2021. Ao todo serão preenchidas 215 vagas de tenentes. O preenchimento das vagas seguiu o critério de 50% por antiguidade na corporação e 50% por merecimento.

Comunicação do Departamento de Ensino
Texto: Sd Sacha Pereti
Card: Sd Loureiro

Brigada Militar