Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Anjos forma 137 alunos em sua primeira turma do curso de facilitadores

Comando da Instituição prevê nova turma para 2021

Publicação:

Programa Anjos
Programa Anjos - Foto: BM

Na manhã desta sexta-feira (11/12), A Brigada Militar formou 137 alunos, todos militares estaduais, na primeira edição do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos. A formatura ocorreu por videoconferência em razão da pandemia e também foi o formato que contemplou a melhor maneira de reunir os policiais militares oriundos das mais diversas regiões do Rio Grande do Sul. Durante a solenidade foi realizada a entrega simbólica dos breves do curso aos novos facilitadores.

00:00:00/00:00:00

Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos

1º Edição do curso teve conclusão no final de novembro e na sexta-feira (11/12) teve sua formatura onde 137 policiais militares tornaram-se oficialmente facilitadores.

O curso de capacitação mental além de difundir conceitos adequados sobre saúde mental tentando diminuir o preconceito do assunto na profissão, forma facilitadores, todos policiais militares, com capacidade de identificar na tropa colegas que demonstrem algum sintoma de adoecimento mental e encaminhá-los para atendimento especializado.

A capacitação que iniciou no dia 29 de setembro foi ministrada por profissionais da saúde mental da Instituição e também por convidados que atuam na área. As 155 horas-aula foram realizadas no formato EAD. As videoaulas foram produzidas em parceria com a TVE-RS. Em entrevista com o Coordenador de Ensino do Curso, o Médico Psiquiatra , Capitão QOES Thiago Fernando Vasconcelos FREIRE, num primeiro momento o formato do curso ser a distância causou receio mas durante seu desenvolvimento os policiais militares mostraram que o EAD não impediu a vontade de aprendizagem e interesse no assunto: “O retorno trazido por eles, entretanto, foi surpreendente. Foram muito ativos nos canais de comunicação disponíveis, demonstraram muito interesse através das questões levantadas nos encontros online com os instrutores, sempre com questões muito pertinentes”, afirmou o Capitão que ainda salientou a convicção de que o Programa Anjos será muito bem representado por esta primeira turma.

Em razão da agenda o Governador do RS, Senhor Eduardo Leite, não pode estar online na formatura  fez questão de deixar gravado um vídeo parabenizando os formandos por terem dedicado tempo a um processo de capacitação tão nobre. Ele ainda destacou o estresse e pressão que os policiais militares são submetidos diariamente: “É necessário ter muito equilíbrio emocional para não sucumbir as consequências desse trabalho intenso e por isso a atuação dos facilitadores que vocês começam a exercer a partir de agora é tão importante”.

Outro assunto abordado pelo governador foi a necessidade de por um fim no estigma que envolve o surgimento de transtornos psicológicos e mentais entre os integrantes da Corporação: “O trabalho de vocês que se dispuseram a entender melhor essa realidade e serem multiplicadores desse cuidado com os colegas é fundamental pra isso. O governo do Estado reconhece o gesto de vocês e se coloca totalmente a disposição para auxiliar em tudo que for necessário para que vocês possam trabalhar com mais tranquilidade”.

Esse preconceito da tropa em tocar neste assunto não é algo novo. Segundo o Capitão Freire é histórico e está presente em vários outros setores da sociedade: “Especificamente na Brigada Militar, receios em ser interpretado como alguém que objetiva ganho secundário ou menos capaz certamente dificultam a busca pelo tratamento”, para o Capitão tão importante quanto criar uma rede de facilitadores é iniciar uma mudança  quanto à forma abordar questões referente à saúde mental da tropa e ainda declarou estar feliz com o resultado: “Como psiquiatra, minha causa maior na Brigada Militar é a saúde mental, seja através das minhas atividades assistenciais, periciais e de gestão. O Programa Anjos terá muito a somar em todo este contexto, o que me deixa muito contente e empolgado”.

Lendo a opinião dos alunos do curso, autorizada pelos mesmos, parece que o objetivo do coordenador de ensino e do próprio Programa Anjos foi alcançado. Confira parte do depoimento do Sargento Lauro ALVES Pereira do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e, posterior, da Soldado Débora Maria Machado do Comando Regional de Polícia Ostensiva  Planalto (CRPO-P):

Sargento ALVES - “Como facilitadores, ao meu entendimento termos talvez como maior missão neste primeiro momento é a divulgação da rede assistencial e de atendimento existente na Instituição e que não é vergonhoso, nem fraqueza procurar o atendimento especializado numa situação de adversidade. A nossa postura como facilitadores vai ser fator preponderante e determinante, pois como "Anjos", devemos despertar nos outros uma possibilidade de ajuda, carinho, discrição, acolhimento e suporte facilitando de fato que a pessoa chegue a um atendimento especializado da melhor e mais rápida forma possível”.

 

Soldado DEBORA -“Gostaria de descrever a felicidade que sinto em ver a minha instituição e todos nós, crescendo e se preocupando coma  tropa nesse sentido. O cuidado, a proteção, o zelo que damos a sociedade, agora retorna a nós também. No cotidiano que vivemos, cada vez mais corrido e com inúmeros desafios, a importância do cuidado com o outro e com nós mesmos se torna imprescindível. Torço para ver somente o crescimento do Programa Anjos, e de bons resultados colhidos, de amparo, ajuda e crescimento de toda a Instituição, principalmente na quebra do estigma de doença, que seja feito o acompanhamento e justamente a prevenção para que no final de nossas carreiras possamos voltar a vida paisana, com qualidade desfrutando de muitos momentos felizes com aqueles que temporariamente abdicamos do convívio por amor a farda e vocação de ajudar e cuidar a sociedade gaúcha”.

O programa também foi elogiado pelo Vice-Governador e Secretário de Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior que parabenizou a Instituição e aos formandos pelo que chamou de brilhante iniciativa: "(...) estamos formando 137 facilitadores que auxiliarão os nossos brigadianos e brigadianas identificando questões de adoecimento mental presente nas Instituições de Segurança Pública, então eu não tenho dúvida que esse programa vai melhorar muito o atendimento a toda nossa BM. Parabéns Comando, parabéns homens e mulheres da nossa Brigada Militar", finalizou.

O Comandante-Geral da BM, Coronel Rodrigo Mohr Picon parabenizou a todos os formandos e agradeceu a todos que atuaram de forma que a proposta se tornasse realidade: os instrutores do curso: Oficiais QOES Médicos Psiquiatras: Major Denise Riambau Gomes, Major Cláudia Ferrão Vargas, Capitão Thiago Vasconcelos Freire e Capitã Rachel Montagner; Os profissionais que colaboraram com o conteúdo das aulas: Auxiliar da Seção Biopsicossocial Soldado Luiz Franco Fernandes Novo Júnior; a Psicóloga Erminda Sonia Torres (HBMPA); Assistente Social Alexandra Regner da Silva (HBMPA); Senhora Liziane do Centro de Valorização da Vida (CVV) e a médica psiquiatra Doutora Marianna Costa. Agradeceu também a TVE que disponibilizou a estrutura para gravação e edição das videoaulas e ao Instituto de Pesquisa da Brigada Militar que deu suporte adequado no gerenciamento da plataforma EAD.

Em sua fala, Coronel Mohr ainda destacou o tempo recorde que o curso e o programa foram criados e atribuiu isto ao apoio recebido e a força que a BM tem: “No dia 23 de abril fizemos a primeira reunião, montamos um curso, um programa em tempo recorde em decorrência do interesse e força que a BM tem. Um curso de qualidade muito grande, e as parcerias grandes da CVV e TVE que mesmo em tempos de COVID nos abriram as portas foram essenciais e permitiram que fizessemos um trabalho de qualidade”, o Comandante-Geral ainda confessou estar muito contente com os resultados e que espera que se formem cada vez mais anjos na Corporação: “Nossa ideia é que este programa perdure no tempo e cada vez mais aumente”.

 Estiveram presentes virtualmente no evento o Comandante-Geral da BM, Coronel Rodrigo Mohr Picon; o Subcomandante-Geral da BM, Coronel Vanius Cesar Santarosa; a Chefe do Estado Maior da BM, Coronel Cristine Rasbold; o Diretor do Departamento de Ensino Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira; respondendo pelo Departamento de Saúde, o Diretor do HBMPA, Tenente-Coronel Artur Arregui Zilio; Diretor Geral da TVE-RS Caio Klein; a Coordenadora do CVV Dalva Stracke Ferreira; Oficiais instrutores e demais profissionais da área da saúde que contribuiram com o curso; formandos da primeira turma do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos e demais autoridades civis e militares, convidados e familiares.

Brigada Militar