Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Policiais militares do 2° BABM e policiais militares do 2° BRBM constataram crime contra fauna durante abordagem em Santiago

Publicação:

Policial militar ambiental segurando um peixe com tamanho inferior ao permitido, ao seu redor, quatro sacolas de peixes oriundos de pesca ilegal.
Pescado apreendido

Na tarde desta terça-feira, (01/03/2022), uma patrulha ambiental do 2° BABM de Santiago foi acionada pelos policiais militares do 2° Batalhão Rodoviário de Santiago, pois haviam recebido denúncia referente a duas vans puxando reboques com barco em direção à Santiago e estariam com ilícitos relativos à pesca.

Os veículos foram abordados em frente ao posto policial rodoviário, e durante a revista no interior de uma das vans foi encontrado um freezer com diversos peixes, entre eles pintado, cascudo fileteado, piava, arraia entre outros.

Ao ser revistada a outra van, foi verificado que no freezer haviam peixes descaracterizados em filés, além, de diversos exemplares com tamanho inferior ao permitido.

Ainda durante a fiscalização foram verificadas as documentações referentes às vans, reboques, embarcações e motores, todos em situação normal. Dentre os condutores, um era pescador profissional.

Os condutores dos veículos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santiago para registro, onde foi solicitado comparecimento da vigilância sanitária, se fazendo presente a veterinária do município, que atestou que o pescado encontra-se impróprio para consumo humano devido às condições de armazenamento e conservação em desacordo com a legislação.

Cerca de 60 Kg de peixes foram doados ao Centro de Tratamento de Zoonose do Município.

COMANDO AMBIENTAL

- O Braço Verde da Brigada Militar -

Brigada Militar