BM utiliza Plataforma de Observação Elevada na Operação Golfinho
Equipamento auxilia na identificação de desparecidos e localização de veículos em situação de roubo ou furto
Publicação:
Com o objetivo de unir tecnologia e segurança, a Brigada Militar opera, durante a 54ª Operação Golfinho, uma Plataforma de Observação Elevada (POE) nos municípios do Litoral do Rio Grande do Sul. A ferramenta tem foco na prevenção de delitos, no monitoramento por vídeo e na observação de pessoas.
A POE funciona por meio de câmeras de longo alcance que são incorporadas ao sistema de cercamento eletrônico da cidade onde estiver situada. O equipamento é operado por policiais militares do Departamento de Informática da BM, com interligação de redes e cruzamento de dados em tempo real com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
No rol das atribuições, estão a identificação e busca de desaparecidos, o monitoramento de multidões e a leitura de placas de veículos automotores, com o objetivo de localizar possíveis automóveis em situação de furto ou roubo.
O equipamento representa maior versatilidade e assertividade para o operacional da BM e das demais forças de segurança do Estado. "A plataforma funciona como ponto base em grandes eventos com grande circulação de pessoas, podendo ser utilizada também em eventos climáticos e catástrofes", explica o subdiretor de Tecnologia, Informação e Comunicação da Brigada Militar, tenente-coronel Roberto dos Santos Donato.
Texto: Sd Fontana/Comunicação Social BM
Edição: Jornalista Ícaro/Comunicação Social BM