Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrulha Maria da Penha do 32 BPM instala primeira tornozeleira eletrônica para monitoramento de agressor em Sapiranga

Publicação:

BM e PC colocam tornozeleira de monitoramento
BM e PC colocam tornozeleira de monitoramento - Foto: Divulgação/ Soldado Prichua - Comunicação Social do 32° BPM
Por Divulgação - Soldado Prichua - Comunicação Social 32° BPM

 Na tarde desta quinta-feira (22/2), a Patrulha Maria da Penha do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), acompanhou a instalação histórica da primeira tornozeleira eletrônica para monitoramento de um homem acusado de violência doméstica, por meio da ação conjunta com a Polícia Civil. A medida foi autorizada pela Justiça de Sapiranga em resposta aos esforços para fortalecer a proteção às vítimas de violência doméstica e familiar na região.

 Além da tornozeleira eletrônica, a vítima recebeu um celular equipado com um aplicativo interligado ao sistema de monitoramento. Esse aplicativo emite alertas quando o agressor se aproxima e, caso ele não recue, mostra um mapa com o rastreamento em tempo real do agressor, enquanto envia avisos tanto para a vítima quanto para as autoridades policiais. Se necessário, a guarnição da Brigada Militar mais próxima é acionada para intervenção imediata.

 Um aspecto crucial desse sistema é que o celular da vítima já vem de fábrica com o aplicativo instalado e configurado, sem possibilidade de desinstalação, garantindo acesso rápido à ajuda policial em situações de urgência ou emergência.

 Essa iniciativa visa proporcionar maior segurança e precisão nas fiscalizações, fortalecendo o sistema de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar. A Patrulha Maria da Penha do 32º BPM e a Polícia Civil reafirmam seu compromisso em combater a violência contra as mulheres e garantir um ambiente seguro para todos.

Brigada Militar