Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar realiza passagem de função de chefe do Estado-Maior

Publicação:

Quatro militares estão parados frente a frente em um salão do quartel
Passagem de função do Estado Maior da Corporação - Foto: Sd Morch/PM5
Por Equipe da PM5

A Brigada Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (17/3), às 10h, a cerimônia de passagem de função de chefe do Estado-Maior da Corporação. O evento aconteceu no Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, no Centro Histórico, em Porto Alegre. Na ocasião, o coronel Rogério Stumpf Pereira transmitiu o cargo para o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira.

Em sua fala, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, agradeceu pelo trabalho do coronel Stumpf e sublinhou a parceria desenvolvida entre o Comando e o Estado-Maior. “Muito do que você asfaltou em sua gestão irá permitir à Brigada Militar trabalhar no rumo certo. Daqui a alguns anos, a melhoria da gestão administrativa e operacional e os resultados à sociedade também seguirão sendo méritos seus. Foram diversas as pautas institucionais debatidas e, apesar da divergência de entendimento, nosso Comando conduziu as questões de forma firme e uníssona, o que a história nos ensina não ter sido sempre assim. O sentimento de camaradagem ficou evidente no trato diário, na preocupação com temas profissionais e pessoais e no compartilhamento da responsabilidade que é comandar a Brigada Militar”, destacou.

O coronel Stumpf assumiu o comando do Estado-Maior em fevereiro de 2021. Durante a sua gestão, foram ajustados projetos de lei, entre eles os que trataram do ingresso e ascensão na carreira de Praças e o de consolidação dos PMs temporários. O oficial também foi responsável por propiciar a manutenção do equilíbrio financeiro e orçamentário para o incremento das ações e operações policiais. A aquisição e renovação de recursos materiais e tecnológicos, como viaturas, armamentos, equipamentos de informática e de saúde também são legados deixados por ele.

O coronel Luigi assume o Estado-Maior aos 48 anos, com uma carreira de 27 anos dedicados à Brigada Militar. Na BM, o oficial acumula experiências operacionais e administrativas, como comandante das Patrulhas Especiais (Patres), comandante do Esquadrão de Bombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), chefe da Agência Central de Inteligência PM2 e diretor do Departamento de Ensino. O oficial também atuou como coordenador-geral de Operações e diretor substituto da Força Nacional e ajudante de ordens do Governador do Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes na solenidade autoridades civis e militares e representantes de instituições do Rio Grande do Sul. Entre eles, o ex-governador do Estado José Ivo Sartori, o deputado Federal Pedro Westphalen, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Amílcar Fagundes de Freitas Macedo, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Chaves Boeira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues e o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, entre outras autoridades. O evento também contou com a participação da centenária Banda de Música da Ajudância-Geral da BM.

--

Texto: jornalista Ícaro - servidor civil/PM5
Edição: sgt Alvienes e sd Cecília/PM5
Fotos: sd Morch e sd Ribeiro/PM5

Brigada Militar