Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

29º BPM de Ijuí divulga resultados da Operação Resposta

Publicação:

BOLACHAO
Adolescente é apreendido por porte ilegal - Foto: BM
Por Texto e fotos: Com Soc 29°BPM

A Brigada Militar de Ijuí, 29º Batalhão de Policia Militar, iniciou a “Operação Resposta” no final do ano de 2019, em razão de uma série de crimes dolosos contra a vida, como homicídios, com relação estreita com o tráfico de drogas, principalmente praticado por pessoas ligadas a facções criminosas, em regra, comandadas por pessoas reclusas no sistema carcerário do RS.

Durante as ações, foram desenvolvidas atividades de barreiras, abordagens de veículos e de pessoas suspeitas, monitoramento de locais conflagrados pela violência, levando a presença policial de forma a saturar as áreas e prevenir e reprimir crimes.

Ressalta-se a importância do trabalho realizado pelos agentes de inteligência da Brigada Militar de Ijuí, neste período realizaram o rastreamento de informações que levaram a autores de crimes. Os passos dos criminosos, dentro e fora das cadeias, foram monitorados, estudando o perfil de cada um deles e suas ligações em Ijuí, analisando informações que nos levaram a ações preventivas para anular o trabalho das facções criminosas, ligadas ao tráfico de drogas e ao uso de violência para dominar áreas, fazer novas vítimas e otimizar recursos para as quadrilhas.

Com força, organização e trabalho na apuração de informações para combater as facções que atuam em Ijuí, a Brigada Militar realizou a prisão de dezenas de pessoas e apreendeu um expressivo número de armas de fogo, dos mais diversos calibres, confrontou com bandidos armados que se opuseram as ações legais da Brigada Militar.

Neste contexto, a Brigada Militar prendeu 12 pessoas foragidas da justiça, prendeu 31 pessoas por tráfico de drogas e associação ao tráfico, tendo todas elas sido autuadas em flagrante por autoridade policial, prendeu 16 pessoas por porte ilegal de arma de fogo e apreendeu 41 armas de fogo, inclusive, uma carabina com luneta, armas extremamente letais.

O planejamento da Operação Resposta da Brigada Militar de Ijuí continua firme, forte e para frente, agora em uma segunda etapa, ressaltamos que a Brigada Militar vai receber reforço de 25  militares, que serão empregados a partir do dia 09 de março, especificamente nos locais conflagrados e nos horários de maior incidência de crimes.

Solicitamos, ainda, aos moradores da nossa comunidade que continuem informando via 190, cujas ligações podem ser anônimas,  pessoas e fatos envolvidos com o crime, que a Brigada Militar dará a resposta adequada e legal no encaminhamento das informações.

Brigada Militar